Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Outubro 08, 2015

O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, Anotado por José Luís Peixoto, Ilustrado por Hugo Makarov

principezinhocapa.jpg

Li O Principezinho pela primeira vez aos treze anos. Desde então reli-o algumas vezes. Coisa que raramente faço, porque há sempre outros livros em espera e o tempo é pouco, porque a curiosidade por uma leitura nova tem-se sobreposto sempre ao prazer de visitar um velho amigo.

O facto de, por vezes o tirar da estante, e me dedicar à mesma viagem com o fascínio da primeira leitura, faz com que este seja dos livros que tenho como mais especiais. Assim é com milhões de pessoas, pois parece que este é o livro mais traduzido depois da Bíblia. Agradeço esta informação ao José Luís Peixoto e às suas anotações nesta edição especial linda, linda, linda.

principezinho.jpg

Esta edição está francamente espectacular, capas duras em tecido preto dão-lhe um ar sofisticado, o que poderá chocar alguns leitores por se distanciar tanto do livrinho a que nos habituámos, simples e bonito, ilustrado pelo próprio Saint-Exupéry. As ilustrações de Hugo Makarov são, quanto a mim, soberbas. Encheram-me o imaginário com as mesmas personagens e cenários, mas mais fortes, mais cheias de cor e expressões, de vontades e desejos nos olhos que brilham, sonham, suspiram, questionam e viajam.

É tudo igual mas ao mesmo tempo tão novo. A mancha do texto é rodeada por apontamentos sobre o autor, o livro, as personagens, curiosidades e, por vezes, divagações de José Luís Peixoto sobre qualquer detalhe da história, como paralelismos da narrativa com a vida de Saint-Exupéry, que muitas vezes podem ser meras suposições, ideias soltas ou pequenas divagações.

Veste-se um livro maravilhoso com uma nova arte. Nada muda na essência de O Principezinho, nem tal coisa se pretende, mas conseguiu-se, a meu ver, uma homenagem bonita a um dos mais fantásticos livros para crianças-adultas.

Comprei o meu com o Expresso de 2 de Outubro por mais € 9,90. Recomendo que não deixem escapar o vosso com a Visão de 8 de Outubro. Atenção que é HOJE!