Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Setembro 09, 2014

Em breve nas livrarias, já disponível online: «Os Meus Sentimentos», de Dulce Maria Cardoso, em nova edição

 

«Um romance admirável de observação da decadência, das regras, venenos inocentes, escapismos, pequenas maldades de uma família moldada pelos hábitos do regime deposto no 25 de Abril.» — Urbano Tavares Rodrigues

É uma noite de temporal. A noite do acidente. Há uma gota de água suspensa num estilhaço de vidro que teima em não cair. Há um instante que se eterniza.
Reflectida na gota, Violeta mergulha nessa eternidade e recorda aquele que pode ter sido o último dia da sua vida. Na verdade, as memórias desse dia contam toda a sua história: os pais, a filha, a criada, o bastardo, e em todos a urgência da vida, que prossegue indiferente, como a estrada de onde ainda agora se despistou. Nessa posição instável, de cabeça para baixo, presa pelo cinto de segurança, parece que tudo se desamarra.
O presente perde a opacidade com que o quotidiano o resguarda e Violeta afunda-se nos passados de que é feita, uma espiral alucinada de transparências e ecos.

Dulce Maria Cardoso publicou em 2001 o seu romance de estreia, Campo de Sangue, Grande Prémio Acontece. Desde então publicou os romances Os Meus Sentimentos, Prémio da União Europeia para a Literatura, O Chão dos Pardais, Prémio Pen Club, e O Retorno. É autora de duas antologias de contos, Até Nós e Tudo São Histórias de Amor, e de dois livros infantis, na colecção A Bíblia de Lôá. A sua obra está publicada em dezenas de países. Alguns dos seus contos e romances foram adaptados ou encontram-se em fase de adaptação para cinema e teatro. 

pvp: 18 euros
pvp online: 16.2 euros