Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Março 03, 2014

Dom Casmurro - Machado de Assis - Opinião

 

É curioso que o primeiro livro que leio no Kobo tenha sido publicado em 1899. Li no e-reader um livro que, quando escrito, não se imaginava tal possibilidade.

Adoro livros mas tenho de me render à evidência. De que outra forma posso ter vários livros sempre comigo, para ler em qualquer altura e local, sem carregar com pesos? Nunca tirando o lugar dos livros físicos, o Kobo abre toda uma nova possibilidade de leituras.

“Dom Casmurro” não me deu particular prazer de ler. Bem escrito mas de uma época e de um estilo que não me envolve. Quanto a mim demasiado longo para a história que conta. De qualquer modo foi bom conhecer finalmente Capitu e entender todas as dúvidas e mistérios em redor desta famosa personagem.

Bentinho lutou pela sua história de amor com Capitu, foi contra o desejo que sua mãe tinha de o ver ordenado padre, e deixou que a sua felicidade fosse assombrada pela dúvida em relação à fidelidade da mulher. Perturbador e por vezes desesperante, “Dom Casmurro” lê-se bem mas não me marcou como eu esperava e gostava.

Sinopse

“Dom Casmurro" conta a história de Bento Santiago (Bentinho), apelidado de Dom Casmurro por ser calado e introvertido. Em adolescente apaixona-se por Capitu, abandonando o seminário e, com ele, os desígnios traçados por sua mãe, Dona Glória, para que se tornasse padre. Casam-se e tudo corre bem, até o amor se tornar ciúme e desconfiança. A dúvida da traição de Capitu percorre toda a obra, agravada pela extraordinária semelhança do filho de ambos, Ezequiel, com Escobar, o grande amigo de Bentinho.”

KoboBooks

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.