Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Julho 07, 2017

A Última Rodada - Rui Miguel Fragas - Comunidade de Leitores da BMFF

a ultima rodada_frente_peq-500x500.png

O último encontro da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz foi especial. Não que não o sejam todos os encontros, não é isso, mas desta vez tivemos a presença do autor com direito a apresentação de livro e leitura de excertos. Foi um encontro com características mais formais que, pela exposição que implica e pela presença de público, inibiu à discussão e convívio habituais. Um evento diferente que, se por um lado refreou a discussão, por outro permitiu conhecer o trabalho de Rui Miguel Fragas nas palavras do próprio.

19657061_1228357020608512_145010294008545651_n.jpg

Desconhecia o autor, mas quando soube que tinha sido escolhido um livro de contos para a leitura do mês fiquei bastante entusiasmada. Adoro contos, já o referi várias vezes, e poder ter “companhia” nesta leitura (que se revelou tão boa), deu-me vontade de “atacar” o livro assim que o fui buscar. Até porque a capa é lindíssima e o formato muito apelativo, apetece tê-lo constantemente nas mãos.

Li o livro devagar, descobrindo e saboreando as histórias de forte componente rural, com personagens enigmáticas, saídas de cenários fantásticos. Nem tudo o que parece é (fui bem enganada no último conto, como se era tão óbvio?), os bichos falam, há bruxas e um funil que… que merece ser descoberto. Gostei da escrita, vestida de poesia, das expressões que já não se usam e daquelas que eu nem conhecia. Gosto deste não ter medo das palavras, de as usar, todas, e encher de música aquelas que ficariam escondidas na maioria dos livros.

Imaginação e criatividade dão aos animais vidas de gente, com empregos, compromissos e pensamentos humanos. Há um vazio bom nas paisagens que me reconfortou como o silêncio da madrugada. É um livro que se abre como quem fecha uma porta para o mundo, colocando o sinal de “Não incomodar”. Gostei muito.

Poética Edições, Abril 2017

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.