Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Dezembro 12, 2009

16 DEZ, 17H, TEATRO SÃO LUIZ: ALICE VIEIRA - CELEBRAÇÃO DOS 30 ANOS DE CARREIRA

 

Amigos e colegas que acompanharam a escritora ao longo de três décadas estarão presentes para uma homenagem cheia de surpresas.
 
ALICE VIEIRA COMEMORA 30 ANOS DE CARREIRA NO TEATRO SÃO LUIZ
16 DEZ 2009, 17h
 
O Jardim de Inverno do Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa, será o palco  da comemoração dos 30 anos de carreira da escritora Alice Vieira. A festa, que terá apresentação de Manuel Luís Goucha, está marcada para o próximo dia 16 de Dezembro, às 17h, e é uma iniciativa do grupo Leya, no qual se integram  as quatro editoras com as  quais  a Alice Vieira edita os seus livros – a Caminho, a Oficina do Livro, a Texto e a Dom Quixote. Em preparação para o evento está um conjunto de intervenções de dezenas de amigos, colegas, escritores e editores de Alice Vieira, muitos dos quais subirão ao palco para momentos de poesia, leitura ou apenas de partilha de alguns episódios vividos com a escritora. Ana Margarida Ramos  e  José Tolentino Mendonça  abordarão a obra da autora, enquanto o actor João d'Ávila  lerá alguns textos. Intervirão também diversas personalidades do universo literário e editorial como José Jorge Letria, José Oliveira, Leonor Riscado, Leonor Xavier, Luísa Beltrão ou Mário Zambujal, entre muitos outros. Não faltarão, ainda, as crianças e algumas surpresaspara a autora. A entrada é livre.
 
30 anos já valeram livros para Timor
 
A campanha “Alice Vieira 30 Anos de Livros”, em curso desde Junho passado,  já valeu algumas centenas de livros para as criança de Timor. A iniciativa teve como suporte um postal através do qual os leitores de Alice Vieira foram desafiados a enviar mensagens e desenhos de parabéns à autora. Por cada postal recebido pela autora, a Leya vai enviar um livro para uma biblioteca em Timor, país com o qual Alice Vieira tem uma relação especial. Os postais foram distribuídos em escolas e livrarias de todo o país.
 
Sobre os 30 Anos de Carreira
 
No ano em que se completam 30 anos desde que Alice Vieira escreveu “Rosa, Minha Irmã Rosa”, talvez o seu mais emblemático livro, contabilizam-se mais de 70 livros publicados, cerca de 2 milhões de livros vendidos e 10 dos mais significativos prémios literários ganhos em Portugal e no estrangeiro, dados que fazem de Alice Vieira uma escritora  ímpar e incontornável no universo da literatura infantil e juvenil em Portugal.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.