Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Novembro 24, 2013

O Último Livro - Zoran Zivkovic - Opinião

 

Li “O Último Livro” com entusiasmo moderado. Sempre expectante num desenvolvimento surpreendente ou num final inesperado, confesso que foi uma leitura muito “morna” para as expetativas criadas.

Altamente recomendado e alvo de opiniões muito positivas, foi com alguma tristeza que, chegada ao fim do livro, me senti um pouco indiferente a este policial livresco passado numa livraria e que até tem um polícia bibliófilo a investigar os crimes. Tem todos os ingredientes de que eu gosto, lê-se muito bem e revela uma grande criatividade por parte do autor, mas de alguma forma não chegou até mim como eu gostaria.

Umas horas de bom entretenimento mas não mais do que isso. De qualquer modo, como quero ler “O Escritor Fantasma”, não vou desistir já de Zoran Zivkovic.

Sinopse

“Uma série de mortes misteriosas na Livraria Papyrus conduz o inspector Dejan Lukic, aficionado por literatura, a uma investigação. Aqui ele encontra a atraente proprietária, Vera Gavrilovic, e descobre que a única relação existente entre as vítimas é o facto de momentos antes das suas mortes estarem a ler o mesmo livro – "O Último Livro".

Com a multiplicação do número de mortes aparentemente sem explicação, envolvem-se no caso a Agência de Segurança Nacional – uma seita secreta e apocalíptica, e um exótico salão de chá; ao mesmo tempo a crescente ligação entre Dejan e Vera é ameaçada por pesadelos e uma eminente sensação de perigo. Estará um louco apaixonado por literatura à solta, assassinando leitores de acordo com o método apresentado em "O Nome da Rosa"?

Numa corrida contra o tempo, o inspector Lukic precisa de descobrir o segredo do Último Livro e também porque sente que já leu algures tudo o que lhe está a acontecer. O desenlace extraordinário revela verdades escondidas sobre o choque de diferentes realidades, e o incrível poder da imaginação.”

Cavalo de Ferro, 2011

 

Lido através da  Roda dos Livros – Livros em Movimento