Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Junho 08, 2013

Rugas - Paco Roca - Opinião

 

Na sequência da leitura de “Ainda Alice” de Lisa Genova, sobre a doença de Alzheimer, foi-me sugerida a leitura de “Rugas”. É-me difícil escrever sobre um livro de BD pois na verdade nem sequer me lembro da última vez que li um livro deste género. À Exceção da Mafalda, que releio de tempos a tempos, BD não é a minha onda.

Não é necessário tecer considerações sobre a escrita, já que esta deve ser breve, deixando que as imagens assumam o papel fundamental a transmitir os sentimentos das personagens.

Considero “Rugas” um livro bem conseguido; um retrato bastante real do que será viver num lar de idosos, com todas as mudanças e dores que essa decisão implica, numa fase da vida em que todos merecemos compreensão, apoio e paz. Uma descrição fidedigna do que será a Doença de Alzheimer na sua forma galopante de ganhar terreno à lucidez.

Um registo diferente que me conquistou.

Sinopse

“Emílio, um bancário reformado, sofre da doença de Alzheimer e é internado num lar de terceira idade. Rodeado de vários outros idosos, cada um com um quadro «clínico» distinto e com uma personalidade bem vincada, vai aprendendo as diversas estratégias para combater o tédio e a erosão da rotina. Ao mesmo tempo, Emílio e os seus companheiros vão tentando introduzir, num quotidiano marcado por medicamentos, refeições, «terapias ocupacionais» e sestas de duração indefinida, alguns vislumbres de encanto e alegria de viver.”

Bertrand, 2013

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.