Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Outubro 26, 2012

Novidade Caminho - Labirinto de Mágoas. As Crises do Casamento e Como Enfrentá-las, de Daniel Sampaio

“Por que razão se parte para a união conjugal num ambiente de festa, pleno de expectativas de um florescimento individual e de uma felicidade a dois, e em cerca de metade dos casos se termina em divórcio?” Daniel Sampaio

Numa época como a nossa, em que cerca de metade dos casamentos terminam em divórcio, o problema torna-se sério e não deixa ninguém indiferente.

Pode dizer-se que todos nós, direta ou indiretamente, somos atingidos pelo fenómeno e pelas suas consequências, e que todos nós, ainda que em diferente medida, temos que o enfrentar. Que fazer então? Neste livro que agora entrega ao público – Labirinto de Mágoas. As crises do casamento e como enfrentá-las – Daniel Sampaio conduz-nos numa reflexão tão profunda quanto ampla sobre todos os aspetos da questão: como se manifestam, e quais são, os primeiros sintomas da desagregação do casal; como detetar esses sintomas e como adotar perante eles uma atitude crítica; como lidar com os filhos dentro de um casamento que se desagrega; que papel pode ter a família de cada um dos cônjuges; qual o papel e virtudes da terapia conjugal; como conduzir um divórcio (se for esse o caso) com o menor número de danos.  O livro conta ainda com um capítulo dedicado aos conflitos próprios da conjugalidade gay e lésbica, da autoria de Pedro Frazão.

O livro será apresentado em Lisboa no dia 30 de outubro, pelas 18h30 na Livraria Leya na Barata e a obra será apresentada por Isabel Narciso e Laurinda Alves.

A obra será ainda apresentada em Faro, Viseu, Leiria e Aveiro.

Daniel Sampaio escreve sobre as famílias, os casais e os jovens  dos nossos dias. Nos seus livros, tem dado especial atenção aos comportamentos de risco na adolescência e às questões da escola.

Dos títulos que publicou destacam-se Ninguém Morre Sozinho (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), Inventem-se Novos Pais, A Arte da Fuga, Tudo o Que Temos Cá Dentro e Lavrar o Mar. A versão teatral do seu livro Vagabundos de Nós foi levada à cena em 2004 e galardoada com o Prémio de Teatro Marcelino Mesquita, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

Em 2008 publicou A Razão dos Avós, um livro oportuno sobre o diálogo entre gerações. Seguiram-se Porque Sim (2009), um conjunto de crónicas muito abrangentes sobre os jovens, a família e a educação, temáticas que retomou em 2011 com o novo livro de crónicas intitulado Da Família, da Escola e Umas Quantas Coisas Mais e com a obra Memórias do Futuro, Narrativa de Uma Família (2010). Em 2011, em colaboração com Gonçalo Sampaio publicou Crime na Escola, o seu primeiro livro para jovens.

Daniel Sampaio está editado no Brasil e em Itália.

240 páginas

PVP C/ IVA 13,90€