Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Outubro 24, 2012

Um Casamento no Natal - James Patterson e Richard DiLallo - Opinião

Dizer que “Um Casamento no Natal” é um livro que nos recorda o verdadeiro, e talvez perdido sentido do Natal é um lugar-comum. Afirmar que nos lembra a importância da família, tantas vezes em segundo plano nos dias de hoje, é um lugar-comum ainda maior.

Mas a verdade é que é esta a essência deste romance, recordar que o Natal é mais, muito mais do que o acontecimento fútil que atualmente celebramos. E claro, a família, que devemos lembrar e acarinhar ao longo de todo o ano, todos os anos.

Gaby, a “heroína” desta história espanta os filhos ao comunicar que vai voltar a casar. Mas o mais curioso é não revelar a identidade do noivo. O suspense vai manter-se até ao Natal, como uma espécie de isco para atrair a família para junto de si, e comemorarem todos juntos.

Uma ideia caricata que me manteve “agarrada” a esta leitura, e muito curiosa com o desfecho. A verdade é que a sucessão de descrições das vidas dos filhos de Gaby me deu também alento e vontade de prosseguir a leitura.

Eu, uma confessa avessa e desligada das reuniões familiares, e até do próprio Natal, dei por mim a sorrir no decorrer das várias descrições emotivas do que não é mais do que o amor que une esta mãe aos seus quatro filhos.

Todos se esforçam por estar presentes no grande dia. Apoiam cegamente a decisão de Gaby. Não sei se o descreva como uma utopia ou simplesmente algo estranho, mas a verdade é que esta história irreal me convenceu, envolveu e fez acreditar. Acima de tudo fez-me sorrir. Fez-me feliz.

Recomendo. Não só por ser passado no Natal e este se estar a aproximar, mas principalmente porque o verdadeiro espírito do Natal deve acompanhar-nos sempre. Inevitavelmente utilizo mais uma sucessão de lugares-comuns para finalizar este texto. E não me importo, porque de facto nem sempre é fundamental exigir a diferença. Muitas vezes nem sequer é preciso. Leiam e sejam felizes.

Todas as informações sobre o livro aqui.

Sinopse

Está tudo a postos para se festejar o Natal, mas este ano o maior motivo de celebração é o casamento de Gaby Summerhill. Desde que o marido morreu três anos antes, os seus quatro filhos seguiram rumos diferentes, consumidos pelos problemas das suas vidas. Mas quando Gaby anuncia que se vai casar – e que a identidade do noivo permanecerá secreta até ao dia do casamento – talvez assim consiga ter finalmente a família reunida. A partir de personagens envolventes e um enredo emotivo, Um Casamento no Natal lança um olhar luminoso sobre as relações familiares e a magia da época natalícia.

Editorial Presença, 2012

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.