Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Agosto 02, 2009

Até que o Rio nos Separe - Charles Martin

 

“Um grande amor, uma doença terminal e dez coisas para fazer antes de morrer…”

É esta a promessa deste livro logo na capa. Uma promessa que é cumprida. Uma história de dor e de decisões tomadas no limite. Do que é certo e do que é errado. Sem conclusões.
Doss e Abbie estão casados há catorze anos a há quatro anos que lutam contra o cancro. Abbie está no limite, sente que a morte se aproxima e pede ao marido que a leve numa última viagem pelo rio. Na verdade, esta viagem é apenas uma das dez coisas que Abbie quer fazer antes de partir deste mundo…
Será razoável levar Abbie nesta odisseia limite, retirá-la dos cuidados paliativos, enfrentar uma guerra familiar? Doss acredita que sim… faria tudo por Abbie.
Esta é a história dessa viagem, da dúvida se chegarão ao fim do rio, do receio de estarem a ultrapassar o razoável, do comportamento humano em situações limite.
Descreve muito bem sentimentos, a revolta de uma luta inglória contra o cancro, do combate contra a morte iminente esperando obter apenas mais uns dias…
Achei que a escrita de Charles Martin é fluida, apesar de o início do livro não me ter prendido da forma como gosto. Mas a partir de certa altura melhora, o poder da história também tem o seu peso a prender nesta leitura.
Talvez demasiado dramático em certas partes, divertido noutras, gostei da forma como os capítulos vão sendo divididos entre o presente e o evoluir da história de Abbie e Doss, desde a altura em que se conheceram até ao ponto em que nos encontramos. Como se a história nos fosse sendo apresentada até chegar ao momento actual.
É um livro que nos transmite algum peso, apesar de ser de leitura fácil. Uma história triste que teima, mesmo assim, em nos mostrar o que realmente importa na vida.
Sinopse
“Doss Michaels nasceu e cresceu num parque de caravanas junto ao rio St. Mary e tenta sobreviver como pintor. Abigail Coleman é a única e lindíssima filha do mais poderoso senador da Carolina do Sul. Um único encontro foi suficiente para perceberem que ficariam juntos para sempre.
Após dez anos de casamento, Abbie debate-se com uma doença terminal. Sempre a seu lado, Doss trava com ela uma terrível batalha pela vida.
Quando Abbie elabora uma lista de dez coisas que gostava de fazer antes de morrer, Doss tudo faz para a ajudar a concretizar os seus desejos.
E, antes que seja tarde de mais, partem juntos para a viagem das suas vidas.”
“As fãs de Nicholas Sparks vão adorar Até Que o Rio Nos Separe, uma história de amor destemido e promessas cumpridas durante uma doença terminal.” Amazon

“Uma intensa história de amor verdadeiro.” OK Magazine

“Um romance comovente... Tem de ser lido... Prepare os lenços!” Bella
 
Porto Editora, 2009

 

6 comentários

Comentar post