Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Setembro 03, 2012

A Coroa - Nancy Bilyeau - Opinião

Romance Histórico. Um dos meus géneros favoritos. Foi com muita curiosidade que comecei a ler este livro. Esperava intriga e mistério numa época sobre a qual ainda sei pouco, apesar de já ter lido alguns livros que a retratam. Mas é sempre assim, quanto mais sabemos mais queremos saber e parece que falta ainda tanto a conhecer. O melhor dos livros é mostrarem-nos a imensidão de coisas que ainda há a descobrir; dá sempre vontade de ler mais e mais.

Joanna Stafford é a heroína desta história. Uma mulher. Num tempo de homens. Noviça do priorado de Dartford, vê-se envolvida numa sequência de acontecimentos que a levam presa para a Torre de Londres. A única forma de ser libertada, e libertar também o seu pai, é ceder à chantagem e manipulação dos envolvidos na demanda de um tesouro secreto.

Século XVI. Inglaterra. Que pode uma jovem noviça fazer para descobrir onde se encontra um tesouro mítico com centenas de anos, capaz de a envolver nos maiores perigos, conspirações reais e guerras religiosas?

Com um brilhante enquadramento histórico, pejado de detalhes de época no que refere ao vestuário, alimentação, costumes, doenças, arte, etc, foi um grande prazer ler este livro. Joanna cruza-se com figuras como Ana Bolena e o próprio Rei Henrique VIII, vê-se enredada nas suas divergências com a Igreja, situação que se reflete diretamente na sua vida, não vivesse ela numa casa religiosa.

Uma leitura calma e atenta, em que prestei particular atenção aos detalhes, sempre na tentativa de descobrir quem poderia estar por detrás de crimes e mistérios. Confesso que fui surpreendida algumas vezes.

Joanna movimenta-se num ambiente por vezes sombrio, a atmosfera é sempre a de palácios, conventos e prisões com passagens secretas e subterrâneos por onde fogem as pistas e onde se desvendam segredos com séculos. Senti muitas vezes que visualizava tudo como um filme, o cheiro das tochas a arder, o barulho das sais compridas pelo chão, o barulho dos sapatos nos degraus gastos.

Em resumo, uma leitura com ritmo próprio, nada compulsiva mas muito satisfatória. Um livro de pormenores, detalhes e pistas. Um labirinto histórico que é também uma saga familiar e uma história de amor.

Recomendo muito.

Todas as informações sobre o livro aqui.

Sinopse

Londres, 1537. Henrique VIII entrou em rotura com a Igreja de Roma e ordenou a dissolução dos mosteiros do reino. Joanna Stafford é noviça no priorado de Dartford quando descobre que a sua prima e melhor amiga foi condenada à fogueira por crime de alta traição. Incapaz de a deixar sozinha no momento da execução, Joanna decide quebrar o voto de clausura para ir despedir-se da prima. Mas a sua decisão terá consequências desastrosas. Espionagem, traição e uma lenda que poderá mudar o curso da História são os ingredientes que tornam A Coroa numa leitura revigorante e imperdível.

Editorial Presença, 2012

2 comentários

Comentar post