Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Setembro 03, 2012

Novidade Planeta - Todas as Crianças podem ser Einstein, de Fernando Alberca

Um livro obrigatório para pais e educadores preocupados em melhorar e ajudar a educação dos jovens, que utiliza uma fórmula vencedora: amor, estímulo, confiança e motivação.

Todas as Crianças Podem Ser Einstein, com 9 edições em Espanha, e mais de 40 mil exemplares vendidos, é um livro muito prático, com questionários e exercícios, escrito num tom positivo e desafiador onde qualquer pai ou educador encontrará soluções para orientar os jovens no sentido de tirar o máximo partido das suas capacidades.

«Todos temos uma mente brilhante. Se se motivar uma criança que tira más notas ela pode passar de um fracasso enorme a alguém que sobressai.»

O autor, especialista em educação, mostra como potenciar a memória dos filhos e melhorar aspectos como a concentração, a atenção, compreensão leitora, resolução de problemas, o cálculo matemático. Cada criança é um ser único e genial que deverá contribuir para o progresso da sociedade em que vive, que seja feliz e faça felizes os que o rodeiam.

«Não aprendemos porque somos inteligentes, somos inteligentes porque

aprendemos.»

Para provar a sua tese, Alberca explica a vida do cientista Albert Einstein, que aprendeu a ler aos sete anos, que a mãe pensava que era atrasado e que a professora o classificou como “lerdo de morte”.

Einstein viveu com este rótulo até aos 15 anos, porque não “encontrou as pessoas adequadas para estimular a sua inteligência e a sua motivação”.

Só à custa de muito sangue, suor e lágrimas conseguiu entrar na escola politécnica. Depois de terminar o curso, a sua tese de doutoramento não causou o menor impacte no júri que a avaliou; na verdade considerou-a «bastante medíocre».

Apesar disso, Einstein acabou por se revelar um dos cientistas mais geniais do mundo. O que se passou com ele não foi caso único; o mesmo aconteceu com Thomas Edison, Michael Jordan, Graham Bell, Stanley Kubrick, Federico García Lorca… A lista de génios que foram maus alunos é extensa.

Fernando Alberca Nasceu em Córdova, Espanha, em1966. É licenciado em Filosofia e em Letras e mestre em Direcção de Centros Educativos. Foi professor e director de vários centros docentes em Huelva, Cáceres, Saragoça e Astúrias; professor convidado do Colegio Internacional San Jorge,membro do Comité de Arbitragem do Programa Argos 2004 para o Estímulo à Leitura do Ministério da Educação e Ciência do Governo Espanhol.

Foi conselheiro do Conselho Escolar do Principado das Astúrias; membro constituinte do Foro de Participação do Observatorio de la Convivência entre Iguales do Principado das Astúrias; colaborador em vários meios de comunicação: rádio, imprensa e televisão.

Responsável por um consultório radiofónico semanal, durante mais de três anos consecutivos, e em televisão teve um programa também semanal sobre educação, onde respondia a perguntas de professores e de pais; conferencista habitual sobre temas relacionados com o comportamento e aprendizagem do bebé, da criança e do adolescente.

PVP: 14,41€

208 páginas

Disponível a 6 de Setembro