Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Junho 30, 2012

Porto Editora - Ficção - "Neighbours", de Lília Momplé

 

Quem não sabe de onde vem não sabe onde está nem para onde vai. Este é o mote de Neighbours, de Lília Momplé, obra que a Porto Editora publica, a 5 de julho, na coleção Literatura Plural.

Neste livro, a prestigiada autora, traduzida em várias línguas, aborda a «permanente e trágica ingerência da minoria racista da África do Sul» em Moçambique. A partir de factos reais, Lília Momplé descreve «o que se passa em Maputo, em três casas diferentes, desde as 19 horas de um dia de maio de 1985 até às 8 horas da manhã seguinte».

Neighbours, de Lília Momplé, insere-se na coleção Literatura Plural, que conta, até ao momento, com obras de Vítor Burity da Silva e Luís Carlos Patraquim. Estes livros vendem-se, também, em Angola e Moçambique, através da Plural Editores Angola e da Plural Editores Moçambique, que integram o Grupo Porto Editora.

SINOPSE

No decurso de uma longa noite de maio, ténues laços se estabelecem e quebram entre os habitantes de três apartamentos: uma jovem família, uma mulher que espera o seu marido infiel e um grupo de homens reunido para prepararem o golpe que estão prestes a cometer… Qual o móbil por detrás desta conspiração assassina? Ódio ao povo negro, vingança pessoal ou busca de ganho fácil?

O relato dos acontecimentos, baseado em factos verídicos, é pretexto de múltiplas digressões, oferecendo-nos um quadro complexo que evoca habilmente a História moçambicana, desde a colonização portuguesa às intrusões perniciosas da África do Sul racista, passando pela insegurança e pela corrupção reinantes em Moçambique no período pós-independência.

AUTORA

Nasceu em 1935, na Ilha de Moçambique. É licenciada em Serviço Social pelo ISSSL. Depois de viver algum tempo em Inglaterra e no Brasil, regressou definitivamente a Moçambique, em 1971. Tem representado o seu país em vários eventos internacionais e integrou o Conselho Executivo da UNESCO em Paris, de 2001 a 2005. É membro de honra da Associação dos Escritores Moçambicanos, onde já exerceu os cargos de Presidente e Secretária-Geral.

A sua obra encontra-se traduzida em inglês, francês, alemão, italiano e sueco, e representada em várias antologias nacionais e estrangeiras.

Título: Neighbours

Autor: Lília Momplé

Coleção: Literatura Plural

Págs.: 160

Capa: mole com badanas

PVP: 9,90 €

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.