Junho 02, 2012
“À Procura de Alaska” - uma leitura que se mantém presente
Por vezes acontecem situações que nos surpreendem, coincidências que nos fazem pensar.
Ontem à noite fui visitar a Feira do Livro do Porto. E foi na excelente companhia de Numa de Letra que descobri uma pequeno livro que tem tudo a ver com o livro “À Procura de Alaska”, que li recentemente.
Miles, uma das personagens centrais do livro (senão mesmo a personagem principal na minha opinião), memoriza as últimas palavras de personagens célebres. Como expliquei na minha opinião sobre o livro, esta particularidade tem uma importância fundamental no desenrolar de muitas meditações e mesmo algumas conclusões no decorrer do livro.
Ontem, descobri o livro ”Últimas Palavras de Pessoas Célebres” de Ray Robinson. Espantou-me a forma como surgiu, numa altura em que “À Procura de Alaska” continua tão presente em mim. Noutra altura passar-me-ia despercebido, mas ontem fiquei mesmo encantada e trouxe-o comigo. Ao ler este livro recordo Miles, uma personagem que realmente me encantou.
Este livro está muito bem organizado, temos em cada página a última frase ou expressão de determinada figura, o seu nome, e o contexto em que as palavras foram proferidas. Um trabalho de investigação interessante que nunca me teria passado pela cabeça, à qual atribuo valor devido à leitura que fiz.
Acho este género de coincidências verdadeiramente deliciosas. Partilho algumas das últimas palavras/expressões:
“Estou a morrer ou é o meu dia de anos?” – Lady Astor;
“Diz-lhes que eu adorava desenhar. Depois vão para casa” - Edgar Degas;
“Bebam à minha saúde” – Pablo Picasso;
Edições 70, 2005