Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Abril 15, 2012

Porto Editora - Ficção - "Os Malaquias", Prémio Saramago 2011

 

Depois de recentemente ter sido dado a conhecer em edição do Círculo de Leitores, chega a todo o mercado português, a 23 de abril, o romance vencedor do Prémio Literário José Saramago 2011, Os Malaquias, de Andréa del Fuego.

Atribuído pela Fundação Círculo de Leitores, o Prémio Literário José Saramago distingue autores de língua portuguesa com idade não superior a trinta e cinco anos. Nomes tão marcantes como Gonçalo M. Tavares ou José Luís Peixoto estão entre os vencedores.

Este romance da brasileira Andréa del Fuego foi também finalista, em 2011, do Prémio São Paulo de Literatura e do prestigiado Prémio Jabuti, na categoria romance.

Pílar del Rio, membro do júri, enalteceu o «estilo conciso», as «frases que golpeiam» e «a beleza sem artifícios». Vasco Graça Moura, também jurado, destacou o «ritmo muito seguro, perturbante e por vezes quase alucinatório». O escritor José Luís Peixoto, por sua vez, considerou Os Malaquias uma obra «magistral». Mais elogios para quê?

O ENREDO

Serra Morena. Um raio esturrica o casal, em luz e carne. Os filhos ficam órfãos, com destinos diferentes. Antônio, o menino que não cresce. Nico, o patriarca engolido por um bule de café. Júlia, a menina em fuga permanente. Um lugar onde as sombras da terra e da água convivem. Onde a morte e a vida são o mesmo mundo. Um poema seco à humanidade de cada um de nós.

Uma escrita áspera mas poética, desenhada com a vertigem das memórias da família Malaquias, e que evolui como tributo pessoal da autora aos seus antepassados.

Transcendental e mágico, este romance do insólito revela-se uma leitura para o coração.

Um livro forte, aclamado, invulgar.

A AUTORA

Andréa del Fuego nasceu em São Paulo, em 1975. É autora da trilogia de contos Minto enquanto posso (2004), Nego tudo (2005) e Engano Seu (2007). Escreveu também os juvenis Sociedade da Caveira de Cristal (2008) e Quase Caio (2008). Integra, entre outras, as antologias Os cem menores contos brasileiros do século e 30 mulheres estão fazendo a nova literatura brasileira.

Mantém o blogue: andreadelfuego.wordpress.com.

Em 2011, foi finalista dos Prémios São Paulo de Literatura e Jabuti (na categoria romance) e venceu o Prémio Literário José Saramago.

Título: Os Malaquias

Autor: Andréa del Fuego

Págs.: 200

Capa: mole com badanas

PVP: 13,30 €