Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Fevereiro 04, 2012

Porto Editora - Não Ficção - O aguardado livro de Luis Sepúlveda e Daniel Mordzinski

 

A Porto Editora publica no dia 13 de fevereiro Últimas Notícias do Sul, o aguardado livro de Luis Sepúlveda que conta com a participação de Daniel Mordzinski, o conhecido «fotógrafo dos escritores».

Últimas Notícias do Sul é o resultado de uma viagem que Luis Sepúlveda e Daniel Mordzinski, amigos de longa data, decidiram fazer pela Patagónia, no final dos anos 90. Lá descobriram um mundo que praticamente não existe nos dias de hoje; Sepúlveda tirou notas, Mordzinski fotografou. Depois de uma longa espera, chega finalmente a Portugal o resultado magnífico dessa viagem: as memórias, as experiências, as pessoas, as imagens.

Luis Sepúlveda e Daniel Mordzinski vão estar em Portugal:

23 a 25 de fevereiro - Correntes d’Escritas, Póvoa de Varzim;

26 de fevereiro – Porto de Encontro, às 17:00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto;

28 de fevereiro – Apresentação do livro às 18:00, no Instituto Cervantes, Lisboa.

SINOPSE

As palavras de Luis Sepúlveda e as fotografias de Daniel Mordzinski conduzem-nos rumo ao Sul, numa viagem que não deixará nenhum leitor indiferente.

«Este livro nasceu como a crónica de uma viagem realizada por dois amigos, mas o tempo, as mudanças violentas da economia e a voracidade dos triunfadores transformaram-no num livro de notícias póstumas, no romance de uma região desaparecida. Nada do que vimos existe tal como o conhecemos. De certo modo fomos os afortunados que presenciaram o fim de uma época no Sul do Mundo. Desse Sul que é a minha força e a minha memória. Desse Sul a que me aferro com todo o amor e com toda a raiva. Estas são, pois, as últimas notícias do Sul.» Luis Sepúlveda

Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949. Da sua vasta obra (toda ela traduzida em Portugal), destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor, História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar. Mas Mundo do Fim do Mundo, Nome de Toureiro, Patagónia Express, Encontros de Amor num País em Guerra, Diário de um Killer Sentimental ou A Sombra do que Fomos (Prémio Primavera de Romance em 2009), por exemplo, conquistaram também, em todo o mundo, a admiração de milhões de leitores.

No catálogo da Porto Editora (que publicará toda a sua obra) figuram já A Lâmpada de Aladino, O Velho que Lia Romances de Amor, História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar e A Sombra do que Fomos, Histórias Daqui e Dali, Patagónia Express e As Rosas de Atacama.

Daniel Mordzinski nasceu em Buenos Aires em 1960 e vive em Paris. Conhecido como «o fotógrafo dos escritores», trabalha há mais de trinta anos num ambicioso «Atlas Humano» da literatura ibero-americana. Tem retratado os protagonistas mais destacados das letras hispânicas, tendo-se convertido no melhor cúmplice de três gerações de criadores. As «duas margens» do Atlântico estão unidas para sempre através do seu olhar.

Em Portugal tem publicado o álbum Os Rostos da Escrita.

É correspondente em França do jornal espanhol El País.

Título: Últimas Notícias do Sul

Autor: Luis Sepúlveda com Daniel Mordzinski

Tradutor: Henrique Tavares e Castro

Págs: 160

PVP: 14,40 €

5 comentários

Comentar post