Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Novembro 27, 2011

Dicionário de Luís de Camões, editado pela Caminho, nas livrarias a 28 de Novembro

 

O Dicionário de Luís de Camões, o primeiro dedicado à vida e obra do poeta, elaborado por especialistas nacionais e estrangeiros sob coordenação de Vítor Aguiar e Silva chega às livrarias, editado pela Caminho, no próximo dia 28 de Novembro, num lançamento em Portugal e no Brasil.

A sessão de lançamento desta obra decorrerá no próximo dia 10 de Dezembro, pelas  17.00 horas na sala de leitura do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O Dicionário de Luís de Camões, obra concebida sob a coordenação do Prof. Vítor Aguiar e Silva, constitui um vasto e rico Thesaurus da camonística contemporânea. Os seus cerca de duzentos artigos, da autoria dos mais reputados camonistas nacionais e estrangeiros, proporcionam ao leitor uma informação abundante, rigorosa e atualizada sobre a biografia, a obra lírica, épica, dramatúrgica e epistolar de Camões, sobre a sua contextualização histórico-literária, sobre os seus problemas filológicos, sobre a influência e a crítica camonianas nos diversos períodos da literatura portuguesa e, numa perspetiva comparatista, sobre a receção de Camões nas principais literaturas mundiais, desde a espanhola à brasileira e à norte-americana.

VÍTOR AGUIAR E SILVA

Responsável pela coordenação desta obra, um trabalho de vários anos e que envolveu centenas de especialistas, Vítor Aguiar e Silva foi professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra até setembro de 1989, data em que solicitou a sua transferência para a Universidade do Minho. Nesta instituição desempenhou diversos cargos, nomeadamente o de vice-reitor, de 1990 a 2002, ano em que se aposentou.

Como professor visitante, exerceu funções docentes em várias Universidades estrangeiras. Tem-se dedicado ao estudo da Teoria da Literatura, domínio em que a relevância da sua obra é nacional e internacionalmente reconhecida, e da Literatura Portuguesa. Desde há mais de quatro décadas, tem consagrado grande parte da sua atividade de investigador à camonologia, sendo numerosas as suas publicações nesta área. Na sua bibliografia, destacam-se os seguintes títulos: Para Uma Interpretação do Classicismo (Coimbra, 1962); Teoria da Literatura (Coimbra, 1967; 8.ª ed., 19.ª reimp., 2010); Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa (Coimbra, 1971); Competência Linguística e Competência Literária (Coimbra, 1977); Teoria e Metodologia Literárias (Lisboa, 1990); Camões: Labirintos e Fascínios (Lisboa, 1994); A Lira Dourada e a Tuba Canora (Lisboa, 2008); Jorge de Sena e Camões. Trinta Anos de Amor e Melancolia (Coimbra, 2009); As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa (Coimbra, 2010). A sua obra tem sido distinguida com prestigiosos prémios: Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários, Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Vergílio Ferreira, Prémio Vida Literária, Prémio D. Dinis, Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho e Prémio Jorge de Sena. Académico Efectivo da Academia de Ciências de Lisboa. Em fevereiro de 2011, a Universidade de Lisboa concedeu-lhe o grau de doutoramento honoris causa.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.