Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Junho 27, 2009

Serpente

 

Primeiro livro que li do Clive Cussler, veio como oferta na compra de outros dois na Feira do Livro de Lisboa deste ano. Não sabia bem o que esperar, recolhi algumas opiniões e fiquei na expectativa de algo do género Dan Brown.
Achei um extraordinário livro de aventuras, bem estruturado, com intriga e mistério suficientes. Não considero parecido com nada que tenha lido do Dan Brown, penso que a comparação se poderá apenas fazer em relação ao género; “Serpente” ultrapassa em muito o estilo previsível e simplista do autor de “Código Da Vinci”. Não nego que, depois de ler mais alguns livros de Clive Cussler, os possa achar idênticos e previsíveis, mas para já a minha opinião é muito positiva.
Fiz alguma pesquisa e, apesar do nome de Paul Kemprecos ser sempre associado como co-autor dos livros, raramente lhe são feitas referências; no livro não há qualquer menção a quem é Paul Kemprecos. Após alguma pesquisa verifiquei que em 1999 foi convidado por Clive Cussler a participar numa nova série de livros de aventuras; este série iniciou-se com “Serpente” e vai já com 8 livros editados (6 em Portugal pela Saída de Emergência), é conhecida por “NUMA Files Adventures”.
Para perceber melhor esta colecção de livros gostaria de referir que a NUMA (National Underwater & Marine Agency) é uma organização não-lucrativa fundada por Cussler, que se dedica à investigação da história marítima e naval. Os peritos desta organização descobriram mais de 60 navios afundados, oferecendo o fruto do seu trabalho a universidades e governos um pouco por todo o mundo.
São as “personagens” desta organização que vivem nos livros desta série, desvendam mistérios, correm perigos, sempre com muita adrenalina…pelo menos a julgar pela amostra que tive com este “Serpente” - um corrupio de emoções e descobertas. Rico em informação histórica, ideal para os amantes das teorias da conspiração e sociedades secretas.
Tenho sempre receio de falar demais acerca de livros deste género nas minhas opiniões, pois quando leio opiniões de outros leitores, apesar de ter interesse em saber o que acharam da leitura, prefiro não correr o risco de saber demasiados pormenores.
Então vou limitar-me a deixar a sinopse do livro, que acho que é um excelente ponto de partida para uma empolgante leitura!
Sinopse
“Uma corporação poderosa ameaça a estabilidade política mundial. A viagem secreta de colombo e o seu túmulo, escondem a chave para defrontar uma ameaça que pode mudar o Mundo.
Há mais de 50 anos que jazem no fundo do mar gelado do Atlântico Norte os destroços do paquete de luxo Andrea Doria. Nas suas entranhas repousa uma relíquia pré- -colombiana que pode mudar o destino do Mundo. Para Kurt Austin, director de uma equipa de exploração marítima, o perigo começa quando salva uma bela arqueóloga marinha na costa de Marrocos. Após socorrer Nina Kirov, ambos vêm-se envolvidos numa missão para desmascarar uma poderosa corporação cujo plano levará a uma vaga de destruição e morte, e até à formação de um novo país. Kurt e a bela Nina Kirov desvendaram segredos muito mais valiosos do que as suas vidas. E há tesouros perdidos que nunca deviam ser encontrados.”
Saída de Emergência, 2008

 

3 comentários

Comentar post