Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Outubro 02, 2011

Novidade Planeta: "Muito à Frente" - Mónica Menezes

 

 

O primeiro livro da jornalista Mónica Menezes é o manual perfeito para cada adolescente «controlar a cena» da sua vida e para os pais entrarem no universo daqueles estranhos seres em que os seus filhos parecem ter-se transformado.

Como se diz neste livro: «Bem-vindo à loucura – o teu mundo é uma revolução, acredita…»

Tudo acontece ao mesmo tempo e as dúvidas disparam: os pais são uns caretas, a escola é uma seca, as cenas de valor são bué, as escolhas e as paixões não têm fim.

É difícil fazer perguntas e dar parte de fraco.

Esta é a app de sobrevivência que faltava aos adolescentes: para ler, absorver e responder às grandes dúvidas, mesmo as que eles não gostam de confessar que têm: namoro, sexo, redes sociais, escola, pais, dependências.

Sem conselhos paternalistas e sem condescendências, a autora Mónica Menezes escreve num tom cúmplice, próximo dos leitores a quem se dirige, como se comprova neste excerto do primeiro capítulo do livro:

« (...) A verdade é que a tua vida é como um mp3 com ficheiros a mais: pode bloquear a qualquer momento. Está carregadinha de perigos e de cenas que tu fazes mas que não atinges bem o porquê nem sequer bem o que são. Tens de pensar no que vais estudar e o que vais fazer na vida. Se calhar, até achas que tens estilo para ser famoso. Andas preocupado contigo e com o teu look e andam aí a oferecer-te bué de cenas radicais.

Estás sempre na net e se calhar ainda não percebeste o que te pode acontecer por lá. Andas a pensar em alinhar com aqueles bacanos muita dreads e até tens vontade de deitar abaixo o capitalismo e de reciclar todo o plástico do continente. Tiras os olhos do telemóvel, no corredor da school, depois de mandares o 272.º sms da manhã, e só vês angolanos, cabo-verdianos, chineses, ucranianos, brasileiros e indianos. «Mas onde é que eu estou?», pensas. Comes mal como o caraças, e também não percebes por que é que ninguém te liga lá na school. Sais à noite, e está tudo em cima de ti para deitares abaixo uns shots e pastilhares all night long. Ah, e há toda esta coisa pausada do love e do sexo. Para fazer save a este ficheiro: tens de te orientar, e eu acho que tenho umas dicas para dividir contigo. Não encares estas 150 páginas como uma cena cota, ou uns conselhos de alguém que domina a cena toda. Népia, nada disso. São apenas uma ideias que te podem a ajudar a ter sempre tudo controlado.

Faz com elas o que quiseres, até um delete brutal.(…)» «(...) Já sacaste a cena toda, certo? Todos os dias é como se estivesses sozinho numa batalha do Undersiege ou do BlackOps ou nos segundos antes de começares a desfilar na ModaLisboa. Estás mesmo no fio da navalha, e a coisa pode descambar. Bad news, puto, vai ser assim na tua próxima década de existência. A grande revolução. LOL. Não vais ter emprego para toda a vida. Foste famoso e já não és. A tua casa é um caos.

E pronto, o melhor é bloquear para não te passares, certo? Népia, pelo contrário. Isto, na verdade, é muito simples. Para te orientares, tens de saber. A informação é a base do conhecimento e o conhecimento é o maior power que podes ter. Então, sempre que pensares numa coisa, ou estiveres a pensar em meter-te numa coisa, informa-te ao máximo. Pesquisa, pesquisa, faz copy e paste, imprime. Quanto mais souberes, melhores decisões tomas. Não acredites em tudo o que te dizem, ou em tudo o que está na net. A net não é uma biblioteca, é um armazém de texto, imagem e som onde cabe tudo. Pesquisa a sério, procura referências. Uma informação num site de uma escola é diferente de uma boca num blogue, não?»

«Outra cena: saber é saber a cena e o seu contexto. Como? Claro, como já te disse, está sempre tudo ligado. Assim, se perceberes por que é que determinada coisa acontece, se souberes o seu contexto, sabes muito mais.

Segue o link e o outro link e mais um link, até achares que sabes mais do que pensavas. Se tiveres conhecimento, podes competir com quem for. Não quer dizer que sejas sempre o escolhido para alinhar, mas podes ter a certeza de que estás na primeira liga. (…)»

Mónica Menezes Nasceu em Cascais, em 1978.

Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Católica de Lisboa.

Trabalhou na revista Caras e no jornal 24 Horas. Neste momento é jornalista freelancer. Muito à Frente é o seu primeiro livro.

240 páginas

PVP: 14,40€

Já nas livrarias

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.