Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Setembro 01, 2011

planetamarcia - 4 anos de partilhas!

Há 4 anos escrevi o primeiro post deste blogue. Desde então algumas coisas mudaram na minha vida. Apesar da paixão pelos livros e do prazer de ler me acompanharem desde sempre, admito que este gosto se tem tornado mais intenso.

Penso que esta intensidade implica um novo nível de exigência. Continuo a ler de tudo um pouco sem me preocupar muito com opiniões alheias, mas a verdade é que a minha análise de cada livro se expande para mais pormenores. Dou mais importância às traduções, interesso-me por saber quem é o tradutor, qual a sua experiência, que outros livros e autores já traduziu. Num livro traduzido o papel deste intermediário é fundamental, é através do seu trabalho que um livro chega até nós na nossa língua. Por vezes, quando leio, questiono-me se o tradutor não se sentirá tentado (principalmente se também tiver aspirações a escritor) a deixar um toque ou outro mais pessoal, afastando-se do original; ou se tal não poderá acontecer inconscientemente…

Tenho desenvolvido uma verdadeira paixão em escrever sobre livros. Dou por mim muitas vezes, durante a leitura, a imaginar o que poderei escrever e opinar, tomo notas e vou compondo o meu futuro texto. É esta partilha que me dá muito entusiasmo, a internet permite-nos chegar aos outros de uma forma única; guardo com muito carinho as amizades que fiz (virtuais ou reais) com todos os que me lêem, com outros bloggers, com escritores, editores, enfim, com todos os que amam os livros e entendem este gosto, vício, coleccionismo, doença, paixão, prazer, entusiasmo, sede, fome, eu sei lá… esta coisa que se entranha e já me faz ter uma estante inteirinha só de livros para ler… e que apesar de ter tantos não há nunca melhor presente do que um livro!

Quero continuar a ler sempre mais e mais, mas acima de tudo quero ler melhor, com mais calma e atenção, sem pressas e degustando cada página. Gosto de ler (e divulgar) o que há de novo, agradeço a gentileza que algumas editoras têm em me fazer chegar novas apostas, e é com muito prazer que escrevo o que penso e o que me fez sentir determinado livro. Mas por vezes, quando paro para olhar os meus livros, é que sinto aquele gostinho especial de pegar para ler num livro escolhido por mim. Espero conseguir “avançar” nessas leituras nos próximos tempos, continuar a acompanhar tudo o que de novo se edita, mas ao mesmo tempo “resgatar” um ou outro livro “em espera”.

Ao fim de 4 anos estou um pouco farta do nome deste blogue. Não é muito simpático dizê-lo mas é a verdade, talvez por isso tenha  iniciado o recente “Fugir para Ler”. O meu tempo é muito pouco mas espero conseguir manter estes dois blogues; o planetamarcia porque acho que já não sei viver sem ele, e o Fugir para Ler porque pode preencher um espaço que me falta e no que refere a todas as divagações diárias sobre livros que me passam pela cabeça (e não são assim tão poucas).

Bom, aos resistentes que leram até aqui agradeço a paciência, quem escreve é porque tem algo a dizer, e eu pelos vistos tenho mais do que pensava.

As todos os que passam por aqui espero poder continuar a contar convosco, e de alguma forma conseguir continuar a cultivar esta empatia com todos os que amam os livros.

Muito obrigada!

10 comentários

Comentar post