Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Agosto 07, 2011

O Tigre Branco - Aravind Adiga - Opinião

 

“O Tigre Branco” é um livro do qual nunca li uma opinião negativa. Quem leu gostou, pelo menos no que refere às opiniões que costumo procurar e que tenho em conta quando pesquiso sobre livros.

Quando tirei este livro da estante e decidi começar a ler precisava mesmo de um livro excelente; estava desanimada e desiludida com “Antes do nos Encontrarmos” de Maggie O’Farrell que não me prendeu como eu gostaria. Quando um livro me desaponta preciso de sentir uma grande compensação; “O Tigre Branco” foi a escolha perfeita.

A escrita de Aravind Adiga é simples e fluida, de uma crueza sem malabarismos nem embelezamentos forçados. O que lemos é um relato objectivo da terrível realidade de quem é vítima do sistema de castas, principal modo de segregação da sociedade Indiana.

Este livro é uma carta escrita por Balram Halwai e dirigida ao Primeiro-Ministro Chinês, que visitará a Índia em breve. Balram descreve a sua vida, oriundo de uma casta inferior viveu uma infância miserável, cresceu sem saber o que é rede de esgotos ou electricidade, o pai morreu de tuberculose num hospital sem médicos onde os doentes se deitavam em folhas de jornal. Balram cresce e deixa para trás a casa da família em busca de trabalho na cidade. Vítima constante da sua condição inferior, Balram não tem forma de fugir ao seu destino, resta-lhe uma vida de servidão aos ricos, uma constante observação e vivência de injustiças, miséria e fome. Balram é inteligente e poderia ter um futuro promissor não fosse pertencer a uma casta inferior que dita todos os seus passos; toda a sua realidade está confinada a esta prisão; o seu futuro está traçado e decidido.

Na carta de Balram está a realidade de uma nação corrupta, criminosa e repleta de vícios. Um assassino é facilmente ilibado do seu crime, há sempre um criado que pode pagar pelos erros alheios.

Uma completa decadência humana, um caminho sem regresso tal é o círculo vicioso e doentio de uma sociedade aqui descrita de forma brilhante, em tom directo, sempre pautado por uma subtil ironia. Gostei bastante. Espero ler mais títulos do autor.

Sinopse

“Premiado com o Booker Prize de 2008, O Tigre Branco é um romance de estreia auspicioso que, sem cair no cliché do romantismo exótico e superficial, nos revela uma Índia ainda muito pouco explorada pela ficção, a Índia negra, violenta e exuberante das desigualdades socioculturais endémicas. Aravind Adiga oferece-nos um retrato cru e muito pouco glamoroso da desumana realidade de vida das classes mais pobres pela voz espirituosa e mordaz do narrador, Balram Halwai, um jovem que cresce no interior miserável da Índia e se torna um empresário de sucesso em Bangalore. E é através do seu percurso moralmente ambíguo que conhecemos as discrepâncias chocantes entre o luxo extravagante da elite rica dos boulevards e a luta desesperada pela sobrevivência dos que nada têm. Uma comédia negra irreverente que desmistifica a Índia lírica e nostálgica que tantas vezes idealizamos. “

Presença, 2010

3 comentários

Comentar post