Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Julho 30, 2011

Civilização publica A Decisão Final do Major Pettigrew de Helen Simonson

 

O Major Ernest Pettigrew não está interessado nas frivolidades do mundo moderno. Desde a morte da mulher, Nancy, que ele tenta evitar as coscuvilheiras da aldeia, o seu ganancioso filho e a cada vez mais evidente suburbanização do campo inglês, preferindo levar uma vida calma defendendo os valores tradicionais pelos quais as pessoas se regem há várias gerações.

Mas quando a morte do irmão desencadeia uma amizade inesperada com a Sr.ª Ali, uma viúva paquistanesa, dona da loja da aldeia, o Major é arrastado do seu mundo disciplinado e forçado a confrontar as realidades da vida no século XXI. Unidos pelo amor à literatura e pela perda dos respetivos cônjuges, o Major e a Sr.ª Ali cedo descobrem que a sua amizade se está a transformar em algo mais profundo. Mas, embora o Major tenha nascido em Lahore e a Sr.ª Ali em Cambridge, a sociedade da aldeia insiste em considera-lo, a ele, como um verdadeiro inglês e a ela como uma permanente estrangeira. O Major sempre teve um orgulho especial na sua aldeia, mas como irão os caóticos acontecimentos recentes afetar a sua relação com o local que ele considera o seu lar?

Escrito com uma perceção aguda e um encantador sentido de humor, este livro é uma história de amor enternecedora com um inesquecível elenco de personagens, e questiona o que cada um deve sacrificar da sua felicidade pessoal a favor das obrigações familiares e dos valores tradicionais.

A Decisão Final do Major Pettigrew é o romance de estreia de Helen Simonson, que chega a Portugal com os aplausos da crítica internacional e com o estatuto de bestseller.

“Uma bonita história de amor, contada com humor e sabedoria”, escreve o New York Times Book Review. Já o The Times assegura que o livro A Decisão Final do Major Pettigrew é “Suave e encantador, mas estas palavras não conseguem transmitir o doce prazer de ler este romance”. Porém, os adjetivos elogiosos ao primeiro romance de Simonson não se ficam por aqui. “Uma estreia encantadora, divertida e cativante”, diz o Daily Mail, enquanto a Publishers Weekly escreve: “Encantador romance de estreia.”

O Christian Science Monitor chega a comparar a autora a Jane Austen, uma das grandes referências da literatura britânica. O certo é que A Decisão Final do Major Pettigrew é uma lindíssima história de amor, que, nos Estados Unidos, entrou diretamente para os principais tops de vendas: número catorze da reputada lista NY Times Bestseller, número três do Indiebound, que representa as livrarias americanas independentes, e número nove do Washington Post.

Helen graduou-se pela London School of Economics e trabalhou como publicitária de viagens. Recentemente, completou um MFA na Stony Brook Southampton. Os seus contos e ensaios são editados em diversas publicações. Este é o seu primeiro romance.

Mais informações sobre a autora em: http://www.helensimonson.com/

Título: A Decisão Final do Major Pettigrew

Autora: Helen Simonson

Título original: Major Pettrigrew’s Last Stand

Tradução: Ana Figueira

Páginas: 400

Encadernação: Capa mole

Família: Literatura

PVP: 17,90 €

Lançamento: Agosto de 2011