Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Junho 19, 2011

Encontro na Provença - Elizabeth Adler - Opinião

 

Já li quase todos os livros de Elizabeth Adler publicados por cá. Embora a fórmula não varie muito, deixam-me sempre leve, de bem com a vida e sonhadora.

Um livro representa uma viagem que criamos página a página com a ajuda da nossa mente. Este “Encontro na Provença” levou-me até ao sul de França embalada nos aromas da alfazema. Adoro a forma como a autora descreve os lugares, permite sentir o odor das flores, o cheiro e sabor das comidas, é fácil sentir e viver o ambiente.

Este livro teve a particularidade de mencionar personagens de um outro livro: “Verão na Riviera”, que também me agradou muito. Foi engraçado recordar a história do par Lola e Jack, uma ideia original.

Quanto a “Encontro na Provença” tem os ingredientes habituais e sem os quais já não posso passar nestes livros: amor e romance, viagens, deliciosas descrições de iguarias culinárias. Um livro leve que entretém, distrai e abstrai. Ideal para relaxar no fim de uma extenuante semana de trabalho, que recorda e fortalece ideais muitas vezes esquecidos hoje em dia: o valor da amizade, do amor e da família.

Não me vou perder com descrições das personagens e suas relações, a sinopse fá-lo bem e receio perder-me em descrições que possam revelar demais. Trata-se de um livro que me prendeu desde a primeira página, além do par romântico “principal” (Franny e Jake) tem muitas histórias que se cruzam, que interessam e que obrigam ao virar rápido das páginas. Adorei a personagem de Rafaella, a matriarca de uma família separada e desfeita, que se lembra de voltar a reunir a família espalhada pelo mundo. A partir daí… o melhor é lerem…

Sinopse

“No Sul da França, os segredos serpenteiam pelo campo ensolarado como os ramos das videiras - e como um bom vinho, tornam-se melhores a cada ano que passa. Mas Franny Marten sabe pouco desse mundo. Tudo o que serpenteia através da sua pequena casa de campo na Califórnia é o sonho de se apaixonar. Franny pensava que o sonho podia tornar-se realidade - até que conhece a mulher do seu amante! Mas, quando começa a sentir que o seu coração já ficou destroçado demasiadas vezes, Franny recebe uma carta misteriosa que muda tudo... A carta é um convite para uma reunião da família Marten num château na Provença. Sabendo pouco sobre a família, Franny decide arriscar e faz as malas para a aventura de uma vida. A sua decisão de ir a França irá empurrá-la para um mundo na orla do tempo, onde o azul do Mediterrâneo se mostra ao longe com a promessa de que tudo é possível. E quando Franny descobre por que motivo o destino a levou à Provença, vai finalmente entender que quando se trata de amor, às vezes nem tudo é o que parece. Às vezes, é ainda melhor...”

QuintaEssência, 2011

2 comentários

Comentar post