Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Maio 23, 2009

O Clube de Tricot de Sexta à Noite

 

 

Georgia é mãe solteira. Vive sozinha com a filha adolescente Dakota num apartamento por cima da loja de lãs de que é proprietária.
Nova Iorque é a cidade palco desta história de amor e amizade.
O Clube de Tricot vai nascendo e crescendo um pouco por acaso, um pequeno grupo de mulheres junta-se pelos mais diferentes motivos e nem todas são tricotadeiras… mas de facto o tricot representa sempre um motivo para os encontros; ao longo de todo o livro vão sendo descritas várias técnicas desta arte cuja intenção é serem representativas de diversas fases da vida… da vida que poderia ser a de qualquer um de nós.
O melhor deste livro é fazer-nos pensar no que realmente interessa. Naquilo que muitas vezes deixamos passar no meio dos problemas diários que, infelizmente tomam uma proporção gigantesca na nossa vida e, muitas vezes nos impedem de viver em pleno o que realmente importa.
O passado invade a vida de Georgia. O pai de Dakota regressa após anos de abandono; a melhor amiga de juventude reaparece também na vida de Georgia, após uma zanga que as afastou muitos anos antes.
Perante as adversidades Georgia vai ter de demonstrar uma força que, por diversas situações da vida já demonstrou ter, mas que mais uma vez se torna imperativo usar para enfrentar todas as mudanças emocionais que se avizinham.
Gostei do facto de todas as personagens terem uma história ou o que pode ser considerado um pequeno drama pessoal; são situações de vida que as colocam à prova, e que vão levando ao crescimento do Clube de Tricot de Sexta à Noite como uma espécie de sessão de terapia e escape para as histórias de cada membro. Com o tempo nascem e fortalecem-se as relações, conhecem-se e aprofundam-se histórias de vida, o apoio e a amizade são uma ilha numa cidade em que as relações humanas são cada vez mais distantes.
Amizades que serão duramente postas à prova num final não muito feliz mas bastante real.
Gostei muito!
Sinopse
 
“Numa cidade tão grande e movimentada como Nova Iorque, é muito fácil perdermo-nos na multidão. Habituada a contar apenas consigo própria, Georgia tem um dia-a-dia esgotante em que tenta conciliar as exigências da sua loja com a educação da filha, Dakota. Em tempos não muito distantes, Georgia era uma jovem apaixonada e decidida a perseguir os seus sonhos, pelo menos até ao dia em que James – o grande amor da sua vida - soube que estava grávida e lhe despedaçou o coração ao fugir para Paris. Nesse dia, Georgia conheceu a solidão e decidiu traçar o seu caminho sozinha. Mas James tem outros planos. Planos que a incluem…
 
Será, pois, com grande surpresa que ela percebe que a sua loja se transformou num ponto de encontro. Com o pretexto de fazer tricot, mulheres extremamente diferentes entre si fazem uma pausa nas suas vidas atribuladas e partilham segredos, angústias e expectativas. Mas quando o impensável acontece, estas mulheres vão descobrir que o que criaram não é apenas um Clube de Tricot mas uma verdadeira irmandade.”
 
“Um livro espectacular – a ler imediatamente” Glamour
 
“Com um elenco fantástico de personagens femininas, é impossível não querer passar um dia debaixo dos cobertores a ler este livro” Heat
 
“O final surpreendente e poderoso de O Clube de Tricot de Sexta à Noite revela-nos que a vida é demasiado curta para ser desperdiçada” The Daily Telegraph
 
Asa, 2008
 

 

4 comentários

Comentar post