Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Junho 03, 2011

Porto Editora - Ficção - Mosaico Cultural da Istambul Otomana

 

Em Outubro de 2010, a Porto Editora deu a conhecer o eunuco Yashim Togalu, protagonista de O Fogo de Istambul, da autoria do inglês Jason Goodwin. No dia 7 de junho, este fugaz detetive regressa em A Serpente de Pedra, um thriller repleto de ação, enigmas e misticismo, em que Yashim tem de passar por um conjunto de peripécias para provar a sua inocência num homicídio.

Paralelo às aventuras deste herói, é-nos transmitido o exotismo e heterogeneidade da cidade de Istambul do século XIX, composta por comunidades de vários credos, nacionalidades e culturas.

SINOPSE

Istambul, 1838. No seu palácio no Bósforo, o sultão Mahmud II, arquiteto da reforma otomana, está à beira da morte e a cidade agita-se com rumores e sobressaltos.

A chegada inesperada de um arqueólogo francês decidido a encontrar os tesouros bizantinos perdidos provoca grande alarido entre a comunidade grega. Yashim Togalu, o detetive sagaz e diligente, que brilhantemente resolveu os misteriosos homicídios em O Fogo de Istambul, é de novo chamado para investigar a situação. Mas quando o corpo mutilado do arqueólogo é encontrado à porta da embaixada francesa, eis que apenas se perfila um único suspeito: o próprio Yashim.

Com o número de mortos a aumentar, Yashim terá de lutar contra o tempo para provar a sua inocência e desvendar o enigma que se oculta por detrás das ruas escuras e exóticas de uma Istambul que guarda segredos de muitos séculos.

Neste segundo volume protagonizado pelo detetive Yashim Togalu, Jason Goodwin entrelaça com mestria os sentimentos das váriascomunidades que compunham o prodigioso mosaico cultural da Istambul otomana.

O AUTOR

Jason Goodwin apaixonou-se por Istambul quando estudou História Bizantina na Universidade de Cambridge. Depois do sucesso do seu primeiro livro, decidiu fazer uma peregrinação a pé da Polónia até Istambul, e o relato dessa viagem, On Foot to the Golden Horn, valeu-lhe o Mail on Sunday Prize, que lhe foi atribuído em 1993. Intrigado com a influência do Império Otomano na Europa de Leste, e depois de uma investigação exaustiva, publicou o livro de referência Lord of the Horizons: A History of the Ottoman Empire. O Fogo de Istambul, primeiro livro desta série alcançou o reconhecimento da crítica e do público internacional, foi galardoado com o Edgar Award for Best Novel e traduzido para trinta e oito línguas.

Página pessoal: http://www.jasongoodwin.net

Título: Serpente de Pedra

Autor: Jason Goodwin

Tradutor: José Vieira de

Lima

Págs: 320

PVP: 16,60 €