Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Maio 22, 2011

Villa Amalia - Pascal Quignard - Opinião

 

“Villa Amalia” é um livro belíssimo, muito bem escrito, mas que me soube a pouco.

Pascal Quignard é de facto exemplar nas suas descrições de ambientes, de sentimentos, de revolta e vontade de mudança, mas o desenvolver da acção deste romance não me cativou como eu gostaria. A verdade é que por vezes a história de Anne me pareceu pouco credível, quando assim é, por mais belo que seja um livro, não me consigo deixar levar com facilidade…

Anne muda toda a sua vida sem dar explicações a ninguém porque vê o companheiro beijar outra mulher. Abandona-o sem qualquer explicação, muda de casa, de país, de amigos. No fundo acho que Anne há muito teria este desejo de mudança, talvez precipitado pela primeira ocasião de fugir sem justificações. Enfim, tudo isto são especulações da minha parte, discussões que um livro pode implicar, e ainda bem pois uma leitura que suscita dúvidas e controvérsia é para mim muito positiva.

Anne é pianista e vive numa realidade que só os músicos compreendem, mesmo depois de se desfazer dos pianos mantém sempre as partituras na cabeça; é, ao longo da narrativa, o que a prende ao passado. De resto tudo muda, tem o mérito de fazer com a sua vida o que bem entende, de se apaixonar pela belíssima Villa Amalia, tão isolada e de difícil acesso, mas tão tentadora e real. Muda-se, instala-se, absorve a beleza e simplicidade do lugar, pensa, medita, cresce.

Gostei de ler. Um romance diferente, com um ritmo muito próprio.

Sinopse

“Ann Hidden é uma pianista de sucesso, cuja vida dá uma reviravolta depois de um único beijo. Quando ela vê o companheiro com outra mulher, entra em choque e decide deixar tudo para trás. Com a ajuda de Georges decide romper com todos os laços que a ligam ao passado e embarca numa jornada de redescoberta que a leva até Ischa, na baía de Nápoles.
Em Ischia, Ann perde-se de amores pela Villa Amalia, uma casa escavada na rocha com vista para o mar. E é nesse recanto especial que Ann recupera a paz e a felicidade, ao lado dos seus novos companheiros: o médico Leonhardt e a sua pequena filha, Giulia. A segunda vida de Ann chega inesperadamente ao fim quando um trágico acidente muda a vida destes amigos, quebrando os laços que os uniam. Incapaz de suportar a dor, Ann regressa a França, enfrentando um temido reencontro e uma proposta completamente inesperada…”

Clube do Autor, 2011