Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Abril 14, 2011

"Cada um vê o que quer.num molho de couves", novo livro de ISABEL EMPIS

 

Será que o passado de uma pessoa – infância, família e historial clínico – condiciona de forma determinante e irreversível o seu percurso na vida?

Sobre o Livro

Estas e outras questões inquietam Isabel Empis, interessada em apresentar uma cara renovada da intervenção psicoterapêutica e psicanalítica. Estas páginas anunciam uma mudança radical na comunicação entre terapeutas e pacientes, para melhor corresponder à sua necessidade de serem ouvidos e compreendidos, em vez de rotulados e interpretados de uma forma precipitada.

Recorrendo a casos de travessias psicoterapêuticas – 18, ao longo de 30 anos de prática clínica –, usados como inspiração (com o conhecimento e anuência dos intervenientes), Isabel Empis abala convenções, desafia teorias e despe preconceitos, correndo o risco de que o seu método de trabalho possa melindrar convicções mais ortodoxas. Tudo isto no interesse da evolução da saúde mental e de quem a ela recorre, mais do que no corroborar de qualquer teoria dita científica.

Mais um ensaio de saúde mental, algo polémico, que nos deixa pistas de transformação interior, e ternura e saudades por estas pessoas aqui retratadas, de quem ao longo da leitura nos tornamos amigos. Este livro é escrito no mesmo tom directo e desassombrado a que já nos habituou a autora de Bem-Aventurados… Os Que Ousam! e Eu Quero Amar, Amar Perdidamente, ambos publicados pela Oficina do Livro.

Um o convite à diferença, ao corte com os lugares-comuns!

Sobre a Autora

Isabel Maria Abecassis Empis nasceu em Lisboa. Licenciou-se em Psicologia Clínica pela Universidade de Genebra, onde deu aulas durante dezasseis anos. Foi também docente na Universidade de Lisboa e no ISPA. É psicóloga e psicoterapeuta.

Em 1978, tornou-se sócia da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e integrou as equipas de Psicologia do Hospital Miguel Bombarda e do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa.

Actualmente, é directora do curso semestral de Formação Complementar em Psicologia e, a pedido de várias ordens profissionais, desenvolve workshops sobre a importância da psicologia e da psicanálise na melhoria das relações e desempenhos profissionais.

Livro: Cada um vê o que quer…num molho de couves

Autor: Isabel Empis

Páginas: 240

Editor: Oficina do Livro

ISBN: 9789895555574

PVP: 14,90 eur