Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Abril 25, 2009

As Vinhas da Ilusão

Uma das apostas da  para este mês tem todo o meu interesse e atenção. Acho que deve ser um excelente livro!

 

 

 

 

A surpreendente estreia de Benedetta Cibrario
 
Um século de História. Um casamento fracassado.
Uma paixão no coração da Europa. As Vinhas daIlusão é um romance que obteve, em 2008, um dos mais importantes prémios literários de Itália: o Campiello.
 
Turim, 1928. Uma mulher rebelde, que nunca nos revelará o seu nome, é criada num lar onde a elegância e o rigor da aristocracia piemontesa a constringem à infelicidade de um casamento combinado. Aos vinte anos é forçada a casar com o homem que lhe estava prometido, mas o destino insiste em colocar-lhe no caminho, em três inesperadas ocasiões, o fascinante e enigmático Trott e ela como que despertará de um encantamento. Demasiado moderna para se adaptar docilmente às convenções sociais, ela é, no entanto, muito frágil e pouco acostumada a dar voz aos seus sentimentos.
Vivem-se tempos de mudança: na sociedade italiana e também dentro dela. Face às constantes traições desavergonhadas do marido, decide abandoná-lo e refugia-se sozinha em San Biagio, numa quinta nos arredores de Siena. Entretanto eclode a Segunda Guerra Mundial e dá-se a queda do Fascismo. O desejo de renascimento que acaba por invadir um país inteiro acaba por coincidir com o reaparecimento de Trott.
 
As Vinhas da Ilusão é a nova proposta da Porto Editora. Uma obra de qualidade literária reconhecida, que apresenta uma escritora de talento cujo percurso merece ser acompanhado com atenção.
 
A Autora
Benedetta Cibrario nasceu em Florença, mas cresceu em Turim. Nos anos noventa viajou para Inglaterra com o marido e os quatro filhos e dedicou-se exclusivamente à escrita. Em 2000 regressa a Itália e dá início a um projecto de produção olivícola, numa pequena herdade agrícola na Toscânia. Em Setembro de 2007 muda-se para Milão, e em Outubro publica Rossovermiglio. Em Maio de 2008 Rossovermiglio é seleccionado para o Prémio Viadana e em   Prémio Berto. Em Agosto 2008 recebeu o Prémio Campiello.
 
Título: As Vinhas da Ilusão
Autor: Benedetta Cibrario
N.º Págs.: 240
PVP: 16,50 €