Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Novembro 19, 2010

Sextante Editora - Ficção - Por entre intrigas e libertinagens construiu-se um aqueduto

 

O primeiro romance de Pedro Almeida Vieira, Nove mil passos, que obteve assinalável sucesso aquando da sua publicação inicial, em 2004, sofreu alterações profundas do autor e é agora reeditado pela Sextante Editora.

Este romance, que chega hoje às livrarias, tem como pano de fundo a construção do Aqueduto das Águas Livres e como voz Francisco d’Ollanda, um dos mais importantes humanistas e pintores do Renascimento em Portugal.

Comparado muitas vezes ao Memorial do Convento de José Saramago, Nove mil passos vem juntar-se a Corja maldita e a A mão esquerda de Deus, também publicados pela Sextante Editora este ano.

O enredo

Nove mil passos, romance de estreia de Pedro Almeida Vieira – agora com uma revisão profunda –, constitui um repositório dos tempos de fausto do Rei-Sol português, envoltos em beatices, intrigas, libertinagens, superstições, perseguições e desgovernos, tendo como pano de fundo a história da construção do Aqueduto das Águas Livres, relatada pelo espírito irónico e mordaz (e também interventivo) de Francisco d’Ollanda.

O autor

Pedro Almeida Vieira nasceu em Coimbra em Novembro de 1969. Licenciado em Engenharia Biofísica pela Universidade de Évora, tem intercalado a sua actividade entre o jornalismo, investigação ambiental e organização de actividades culturais. Na última década publicou dois ensaios de cariz ambiental: O estrago da Nação (2003) e Portugal: O vermelho e o negro (2006). Na ficção escreveu os romances Corja maldita (2010), A mão esquerda de Deus (2009, finalista do Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas), O profeta do castigo divino (2005) e Nove mil passos (2004), que agora se reedita com uma profunda revisão.

Página pessoal: www.pedroalmeidavieira.com

Contacto: autor@pedroalmeidavieira.com

Título: Nove Mil Passos

Autor: Pedro Almeida Vieira

N.º de Págs.: 248

Capa: mole

PVP: 16.50 €