Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Novembro 19, 2010

O Segredo da Casa de Riverton - Kate Morton - Opinião

 

Despois de, já este ano, ter lido “O Jardim dos Segredos”, e ter ficado encantada com a escrita de Kate Morton, sabia que teria de ler “O Segredo da Casa de Riverton”.

Kate Morton não desiludiu e, apesar de me ter sentido mais fascinada com “O Jardim dos Segredos", a verdade é que “O Segredo da Casa de Riverton” é um livro muito envolvente, que se lê a um ritmo próprio e nos transporta numa viagem de ambientes muito particulares.

Duas irmãs: Hannah e Emmeline. Uma criada: Grace, que se torna criada pessoal de Hannah e chave deste mistério de amor e morte.

Fui construindo o puzzle desta narrativa à medida que a autora fornece as pistas: pelas palavras de Grace que, em 1999 e já muito velhinha, regressa a Riverton numa viagem de memórias desde a altura em que começou a servir a família Hartford. Grace é uma personagem fascinante, dá-nos a conhecer o seu percurso de vida e também o das restantes personagens, principalmente das duas irmãs Hartford. Grace é uma sonhadora e uma observadora, aprende com o que vê e, relacionando factos, descobre segredos do passado de Riverton que acabam por se relacionar com ela própria.

Uma história que se desenvolve ao longo de vários anos. Uma família tradicional que se vê influenciada pelas condicionantes sociais e económicas da Primeira Guerra Mundial, e que nem sempre se adapta à fome e à carência, nem vê com bons olhos algumas alterações em conceitos até então muito rígidos, como é o caso do papel activo da mulher numa sociedade que deixa de a ver apenas como esposa e mãe.

Viajei pelo percurso temporal deste romance a um ritmo calmo, a escrita de Kate Morton dá essa vontade. O meu ritmo de leitura é habitualmente mais rápido, mas o prazer de descobrir esta história sem pressas levou-me a abrandar, a saborear as palavras e a deliciar-me com as frases. Deixei-me levar pelos salões de festas de Riverton, pelas conversas e intrigas, pelos sonhos e planos…e claro, pelo segredo bem guardado até ao fim. Um livro fascinante e altamente recomendado!

Sinopse 

“Como sobrevivem os que presenciam a tragédia?
Verão de 1924
Na noite de um glamoroso evento social, um jovem poeta perde a vida junto ao lago de uma grande casa de campo inglesa. Depois desse trágico acontecimento, as suas únicas testemunhas, as irmãs Hannah e Emmeline Hartford, jamais se voltariam a falar.
Inverno de 1999
Grace Bradley, de noventa e oito anos de idade, antiga empregada da casa de Riverton, recebe a visita de uma jovem realizadora que pretende fazer um filme sobre a morte trágica do poeta.
Memórias antigas e fantasmas adormecidos, há muito remetidos para o esquecimento, começam a ser reavivados. Um segredo chocante ameaça ser revelado, algo que o tempo parece ter apagado mas que Grace tem bem presente.
Passado numa Inglaterra destroçada pela primeira guerra e rendida aos loucos anos 20, O Segredo da Casa de Riverton é um romance misterioso e uma emocionante história de amor.”

Porto Editora, 2008

4 comentários

Comentar post