Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Março 18, 2009

Uma Questão de Fé

 

 

Muito mais que um livro sobre Deus, “Uma Questão de Fé” é um livro sobre a natureza humana.
Esta é mais uma história surpreendente daquela que é, para mim, uma das escritoras mais criativas que tenho tido o prazer de ler. Jodi Picoult parte de um tema divino e constrói uma história de dramas bem terrenos. Penso que, embora este livro nos apresente Faith, uma menina que vê e fala com Deus, a questão religiosa não é de todo a mais importante; apenas serve de motor a uma história que foca alguns dramas bastante actuais.
Faith tem 7 anos. Fala com Deus. Faz milagres. É estigmatizada.
É apenas uma criança mas tem de lidar com o mediatismo, as perseguições de vários grupos religiosos, o assédio dos jornalistas, o divórcio dos pais e a luta dos mesmos pela sua custódia.
Ao longo das cerca de 450 páginas chegamos a conclusão que o mais importante não é saber se Faith fala ou não com Deus ou se tem o poder de curar; a intenção da autora é antes explorar temas como o mediatismo e a forma a comunicação social persegue as suas “vítimas” sem qualquer pudor ou ética.
Assistimos ao desenrolar do processo de divórcio dos pais de Faith, ao modo como duas pessoas que já foram casadas e tiveram uma vida em comum chegam a uma guerra em tribunal na qual os interesses da filha são postos de parte, assim como o próprio respeito um pelo outro. Guerras de Advogados, manipulação de factos e de testemunhos…afinal o que resta quando se perde a vergonha e a dignidade? Um milagre?
Gostei particularmente desta passagem:
“- A minha professora do primeiro ano disse que há muito tempo as pessoas costumavam acreditar em todo o tipo de coisas, porque desconheciam a verdade. Por exemplo acreditavam que não deviam tomar banho, porque podiam ficar doentes. Depois houve uma pessoa que viu micróbios ao microscópio e começou a pensar de maneira diferente. Podemos acreditar mesmo muito numa coisa – diz Faith -, e apesar disso estarmos enganados.” (pág. 447)
Sinopse
“Em Uma Questão de Fé, Jodi Picoult lança-se uma vez mais numa temática polémica sobre fé, traição, milagres e mistério… mas o fio condutor da narrativa é sempre a força do amor maternal.
Pela segunda vez no seu casamento, Mariah White apanha o marido com outra mulher, e Faith, a filha de ambos, assiste a cada doloroso momento. Após o inevitável divórcio, Mariah luta contra a depressão e Faith começa a conversar com um amigo imaginário. A princípio, Mariah desvaloriza o comportamento da filha, atribuindo-o à imaginação infantil. Mas quando Faith começa a recitar passagens da Bíblia, a apresentar estigmas e a fazer milagres, Mariah interroga-se se sua filha não estará a falar com Deus. Quase sem se aperceberem, mãe e filha vêem-se no centro de polémicas, perseguidas por crentes e não-crentes e apanhadas num circo mediático que ameaça a pouca estabilidade que lhes resta.”
 
"Levanta questões pertinentes sobre religião sem se tornar sentimentalista."
Entertainment Weekly
 
"Picoult apresenta uma visão de um dos grandes mistérios do coração. A sua melhor obra até hoje."
Kirkus Reviews
 
"Faz-nos pensar sobre Deus. E isso é de facto raro na ficção moderna."
USA Today
 
Civilização Editora,2008

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.