Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Outubro 23, 2010

Novidades Esfera do Caos - Já à venda

  

 

Título: Europa de Leste e Portugal

Subtítulo: Realidades, Relações e Representações

Coordenadores: José Eduardo Franco, Teresa Pinheiro e Beata Elżbieta Cieszyńska

Editora: Esfera do Caos Editores

Colecção: Biblioteca Ibero-Eslava (1)

Número de páginas: 264

Formato: 17,00 cm x 24,00 cm

PVP: 18,90 Euros

Data de Publicação: Setembro de 2010

Isbn: 978-989-8025-98-2

Código de Barras: 9 789898 025982

 

Sinopse

Pela primeira vez em Portugal é publicado um livro cientificamente bem fundamentado, onde se ensaia a redescoberta dos povos e culturas dos países ditos da Europa de Leste na sua relação com Portugal.

Europa de Leste é menos uma expressão que designa uma realidade geográfica e mais um conceito que procurou abranger, durante a Guerra Fria, um importante bloco político-ideológico. Pela distância que deles nos separava, os países organizados politicamente em regimes comunistas na orla do regime soviético situavam-se num horizonte longínquo, mais imaginado do que conhecido.

Com esta obra ficamos a conhecer o que Portugal e a Europa de Leste têm em comum e o que têm de muito diferente ― os traços de mentalidade convergentes e divergentes, e, acima de tudo, como Portugal foi visto pelos países do bloco chamado de Leste e como nós fomos olhando, representando e imaginando aquele lado da Europa.

Pelos seus conteúdos e pela proposta de análise comparatista numa perspectiva ibero-eslava, pioneira em Portugal, este livro tem grande valor para quem se interessa pela cultura dos povos europeus e pelas suas relações filosóficas, políticas e artísticas. 

Autores 

Annabela Rita, Manuel Frias Martins, Fernando Cristóvão, Beata Elzbieta Cieszynska, José Milhazes, Justyna Galinska, Anna Kalewska, Jörg Seidel M. A., Olga Roussinova, Ernesto Castro Leal, António Ventura, José Eduardo Franco, Paula Carreira, Maria Isabel Morán Cabanas, Miguel Real, Teresa Pinheiro, Eugenia Kistereva, Maria Kistereva, Edyta Jablonka, Pedro Calafate, António Braz Teixeira, Yana Andreeva, Paulo Mendes Pinto, José Augusto Mourão.

 

Título: O Ambiente na Encruzilhada

Subtítulo: Por um futuro sustentável

Coordenador: Viriato Soromenho-Marques

Editora: Esfera do Caos Editores

Colecção: Gulbenkian Ambiente (6)

Número de páginas: 240

Formato: 16,00 cm x 23,50 cm

PVP: 16,90 Euros

Data de Publicação: Setembro de 2010

Isbn: 978-989-680-013-0

Código de Barras: 9 789896 800130

 

Sinopse

Habitamos hoje, quer como indivíduos, quer como membros das mais diversas comunidades políticas e culturais, um período particularmente perigoso e exigente da história humana.

A Conferência promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian sob o título «O Ambiente na Encruzilhada. Por um futuro sustentável», cujas comunicações este livro reproduz, pretendeu contribuir para o esclarecimento intelectual de que carecemos em numerosos domínios da vida económica e social do mundo contemporâneo.

Na verdade, o que se arrisca é nada menos do que a própria sobrevivência de uma civilização complexa à escala planetária.

Autores

Alex Ellis, Allan Larsson, Sir David King, Gilles Lipovetsky, Jonathon Porrit, José Lima Santos, Julie Packard, Malini Mehra, Miguel Bastos Araújo, Miranda Schreurs, Nitin Desai, Pedro Arrojo Agudo, Pedro Martins Barata, Viriato Soromenho-Marques.

 

Título: Vida e Feitos Heróicos do Grande Condestável

Autor: Rodrigo Mendes Silva Lusitano

Editora: Esfera do Caos Editores

Colecção: Símile (1)

Número de páginas: 464

Formato: 15,00 cm x 23,00 cm

PVP: 19,90 Euros

Data de Publicação: Outubro de 2010

Isbn: 978-989-680-014-7

Código de Barras: 9 789896 800147

 

Destaque

Um acontecimento editorial... uma obra incontornável... o Condestável D. Nuno Álvares Pereira e suas descendências num testemunho inédito!

Sinopse

Esta é sem dúvida a obra que melhor retrata a personalidade do Condestável, mostrando que foi muito mais que um simples herói da luta entre Castela e Portugal.

• Ensaio introdutório do Professor Fernando Cristóvão, da Universidade de Lisboa, que põe em destaque aspetos inova­do­res da biografia e da projeção internacional de D. Nuno Álvares Pereira.

• Fac-Símile da edição original, publicada em castelhano, em 1640.

• Versão inédita em língua portuguesa, com tradução do Doutor  António Castro Henriques, depois de feita a revisão paleográfica.

Escrita em castelhano e publicada em Madrid, surpreendentemente em 1640, “com privi­légio real” filipino, em vésperas da Restauração, esta obra exalta as vitórias do Condes­tável e o heroísmo dos portugueses. O que ela tem de original, porém, é o facto de alar­gar a biografia do Condestável para além do que se conhecia e copiava da crónica primitiva, acentuando novos factos e lendas, para além de nela se desenvolver, como em nenhuma outra, a identificação dos seus descendentes nobres e a sua importância, retra­tando um herói simultaneamente português, castelhano e europeu