Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Outubro 23, 2010

Bizâncio - Novidades de Outubro de 2010

     

 

Título: Leonard Bernstein: A Intervenção Cívica de Um Músico Americano

Autor: Barry Seldes

Colecção: Vidas, 31

ISBN: 978-972-53-0463-1 Código de Barras: 9 789 725 304 631

Págs.: 320

Preço: Euros 15,09 / 16,00

Biografia

Desde a sua retumbante estreia como maestro em 1943 até à sua morte em 1990, a carreira de Leonard Bernstein foi sempre repleta de êxito. Neste extraordinário e inovador relato da vida política do maestro, Barry Seldes analisa a sua carreira no contexto da América da Guerra Fria, das listas negras do Departamento de Estado na década de 1950, da sua voluntária exoneração da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque, até ao humilhante documento que se viu forçado a assinar para reaver o seu passaporte, bem como a forma como Nixon procurou sabotar a sua carreira. Recorrendo aos arquivos do FBI, até há pouco indisponíveis, bem como aos arquivos pessoais de Bernstein, o autor associa pela primeira vez os grandes êxitos artísticos do maestro à sua intervenção cívica. Uma obra amplamente acessível, profundamente documentada que nos permite uma melhor compreensão quer da carreira de Bernstein, quer da forma como, nos anos 50 e 60, a cultura americana estava indissociavelmente ligada ao poder político.

 

Título: O Jogador de Râguebi

Autor: Óscar Bustamante

Colecção: Montanha Mágica, 55 

ISBN: 978-972-53-0465-5 Código de Barras: 9 789 725 304 655

Preço: Euros 13,21 / 14,00

Págs.: 288

Romance

A passagem da adolescência para a idade adulta nunca foi fácil, mas, quando além disso se fica interno numa escola privada na Inglaterra do pós-guerra, a experiência pode converter-se num inferno.

António chega a Glee Hill, um colégio católico inglês, quando os seus pais decidem percorrer a Europa num esforço para salvar o casamento. O jovem chileno conhece o abandono e a rejeição por ser um estranho oriundo de um país inexistente para os seus novos companheiros. Durante aquele ano de exílio, vive a solidão e a ruptura das relações familiares com a forte convicção de que não pode continuar indiferente às temíveis verdades que pressente naqueles que o rodeiam. É no seu talento para o râguebi que António encontra uma arma para sobreviver e para se afirmar num mundo cheio de sinais confusos. Através dos laços que se tecem entre amigos e inimigos aprenderá que há vivências que nos fazem envelhecer num minuto e compreende que as suas consequências serão uma marca que carregaremos para a vida.

 

Título: Sexualidades em Portugal

Subtítulo: Comportamentos e Riscos

Autor: Manuel Villaverde Cabral (org.) / Pedro Moura Ferreira (org.) / Sofia Aboim / Duarte Vilar / Marta Maia

ISBN: 978-972-53-0461-7 Código de Barras: 9 789 725 304 617

Págs.: 496

Preço: Euros 15,09 / 16,00

Ensaio

Com que idade se inicia a actividade sexual?

A frequência da actividade sexual é considerada satisfatória?

Que comportamentos e estratégias preventivas são adoptados face ao risco das doenças sexualmente transmissíveis e nomeadamente do VIH?

Que papel têm os meios de contracepção e quais os mais usados?

Há diferenças significativas no comportamento das gerações mais velhas e das mais jovens?

O inquérito «Saúde e Sexualidade» – no qual se baseia o presente livro – é o resultado de um projecto desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, por uma equipa de sociólogos, e esclarece estas e outras questões sobre os comportamentos sexuais e preventivos da população portuguesa. O conhecimento das práticas sexuais, escolha de parceiros e dos meios de prevenção é um problema de saúde pública; as práticas sexuais, todavia, devem ser entendidas no quadro das relações sociais. É por isso imprescindível abordar os comportamentos sexuais considerando os valores e atitudes que rodeiam a sexualidade. A relação entre a sexualidade e o bem-estar do indivíduo é outra vertente abordada, não esquecendo o papel da contracepção, do aborto, das doenças sexualmente transmissíveis ou das disfunções sexuais. Um documento imprescindível para os profissionais de saúde, os estudiosos da sociedade portuguesa e o público em geral.

 

Título: Cozinha Fácil para Homens que não Sabem Estrelar um Ovo

Subtítulo: ou mulheres emancipadas

Autor: João Viegas

ISBN: 978-972-53-0462-4 Código de Barras: 9 789 725 304 624

Págs.: 192

Preço: Euros 18,40 / 19,50

Culinária

Aqui não vai encontrar nenhum manual de Cozinha Portuguesa, Alentejana ou mesmo Açoriana. Dificilmente, também, irá dar de caras com aquele Cabrito à Padeiro ou o Pargo Assado no forno que era a especialidade da sua mãe, que, de acordo com a sua opinião, cozinha como nenhuma outra mulher à face da Terra. Em contrapartida, terá dezenas de receitas divertidas, modernas, saborosas, fáceis e com raízes e influências de muitas latitudes. Não garanto que a Carne de Vaca com Espargos e Molho de Ostras seja exactamente igual à que o último imperador comia com pauzinhos, mas uma coisa é certa... depois de saborear, e de repetir esta iguaria, vai sentir-se como um verdadeiro... imperador. Mais do que o purismo, privilegiei o sabor, o visual e a simplicidade. Que me perdoem os «fundamentalistas», mas com este livro não se pretende ganhar estrelas Michelin. O objectivo é transmitir o prazer que cozinhar nos pode dar (e aos amigos que convidarmos) e mostrar que a cozinha, mesmo a original, criativa, internacional e cosmopolita, não é nenhum «bicho de sete cabeças», e está ao alcance de todos nós.