Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Setembro 23, 2010

O Homem que Sonhava ser Hitler - Tiago Rebelo - Opinião

 

Tiago rebelo mantém neste livro o seu estilo de escrita simples e fluida, que permite uma leitura constante e de bom ritmo. Confesso que me agrada bastante o modo acessível como escreve; a utilização de capítulos curtos fazem com que um livro como este, de 470 páginas, e focado num tema pesado, se leia de uma assentada.

O argumento é interessante e, de certa forma original, eu nunca tinha lido nada sobre grupos de ideologia extremista neonazi cuja acção decorra em Portugal. É uma realidade de que só nos apercebemos quando há abordagens nos meios de comunicação social.

“O Homem que sonhava ser Hitler” não é exactamente um policial mas mostra-nos como poderia decorrer uma investigação da Polícia Judiciária; não é de suspense intenso mas deixa-nos “colados” às páginas, atentos às pistas e aos passos das personagens. Faz pensar na existência de um mundo obscuro de crime e terrorismo no nosso país, sem dúvida que acorda alguns receios.

Uma narrativa plena de acção, com um fio condutor de emoções constante. Abordando os temas do racismo, da existência ou não de uma raça superior e outras inferiores, da violência como forma de atingir objectivos e demonstrar poder, sempre num ambiente de clandestina conspiração, deixei-me levar pelas vidas destas personagens, pelos seus passados como origem das suas atitudes e posturas actuais. Existe um encadeamento, há lógica na acção, e um final que surpreende!

Sinopse

“No pátio das traseiras de um prédio de um pacífico bairro de Lisboa, uma criança é atacada por três homens e deixada em coma. Ao investigar o que inicialmente se supõe ser um mero acto de cobardia de um grupo de cabeças-rapadas que resultou em tragédia, as autoridades vão descobrir uma gigantesca conspiração que prova que, nunca como hoje, a democracia e o estado de direito estiveram tão ameaçados em Portugal. Neste surpreendente romance, Tiago Rebelo abre-nos a porta dos fundos do lado mais obscuro da política nacional dos nossos dias, onde nada é o que parece ser e onde se desenrolam acontecimentos extraordinários que colocam em perigo toda a sociedade, sem que esta se aperceba do que está realmente a acontecer. O inspector-chefe, António Gaspar, da Polícia Judiciária, leva a cabo uma investigação, que, a cada passo, ameaça a sua vida e a da mulher que ama, a ex-namorada que ele procura recuperar no desvario dos dias perigosos que põem em risco a nação.”

Asa, 2010 

2 comentários

Comentar post