Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Setembro 06, 2010

Grácia Nasi, a judia portuguesa do séc. XVI que desafiou o seu próprio destino

 

A Esfera dos Livros apresenta a história de Grácia Nasi, uma judia portuguesa  que com uma fé inquebrantável e uma personalidade de ferro  não teve medo de desafiar homens, papas, reis e o seu próprio destino.

Esther Mucznik, vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa traça com mestria a magnifica histórica desta mulher que nasceu em 1510, em Portugal. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império baseado no comércio de pimenta e especiarias  e de uma riqueza incalculável, revelou-se uma mulher de negócios excepcional, com o mesmo espírito empreendedor que caracterizava os sefarditas judeus/cristão novos.

Grácia Nasi percorre o mapa da Europa, passando por cidades como Antuérpia e Veneza, até chegar ao Império Otomano, onde finalmente pode praticar a sua fé às claras, sem recear qualquer perseguição. É aí que se dedica a ajudar os seus correligionários a escapar à Inquisição, apoia o estudo e o ensino religiosos, bem como a edição de traduções da Bíblia e estende a mão aos mais necessitados.

Nos quinhentos anos do seu nascimento, este livro é uma homenagem à mulher que só a morte derrubou.

6 comentários

Comentar post