Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Agosto 31, 2010

Um Dia - David Nichols - Opinião

 

Alvo de uma forte campanha de divulgação, “Um Dia” é uma dos mais recentes lançamentos da Editora Civilização. O tema deste livro chegou facilmente até mim, foi com curiosidade e interesse que iniciei esta leitura.

Fiquei presa a esta história desde a primeira página, deixei-me levar com muita facilidade pela relação de Emma e Dexter. Por vezes superficial e alegre, mas muitas vezes profundo e sério, David Nichols tece cerca de 20 anos das vidas destas duas personagens de uma forma muito envolvente.

Emma é uma mulher talentosa e brilhante. Linda sem o saber. De ideais fortes mas bastante insegura. Assistimos ao seu crescimento interior, da jovem desajeitada à mulher que luta pelo que quer. Dexter é o típico menino de origem privilegiada, tem a vida facilitada mas não faz nada de útil com as oportunidades oferecidas. Aprende com os erros num mundo de futilidades. Tem um sentido de humor único.

Poderá a amizade de Emma e Dexter ser vista como um caminho sinuoso para o amor? Eles sabem que são mais do que amigos, o que sentem faz com que, ao longo dos anos, mantenham uma relação de proximidade que nunca evolui para a fase seguinte. Vão cumprindo os percursos da vida profissional e amorosa sempre separados. Gostei da forma como, ao longo dos anos, nos vamos apercebendo da evolução das tendências culturais como o aparecimento dos telemóveis; adorei quando no início ainda se correspondiam por cartas.

Com uma escrita fluida e leve mas plena de sentimentos, o autor levou-me a reflectir sobre o amor na nossa era, sobre as pessoas descartáveis e os vícios, sobre os perigos da solidão. Encara os problemas reais com uma dose de humor revigorante; faz pensar nos objectivos que temos na vida e na força que temos ou não para os atingir.

A mensagem não é nova mas está sempre actual e representa a atitude que eu acho que devemos ter perante a vida: não desperdiçar tempo precioso, a vida dá-nos algumas oportunidades de sermos felizes, há que as agarrar imediatamente e viver intensamente. Penso que 20 anos é demasiado tempo para esperar por um amor que esteve sempre ali…quando o acaso nos leva o que estimamos é que concluímos que poderíamos ter feito as coisas de outro modo…

Um livro que se lê com prazer e se descobre página a página. Adorei!

Sinopse

“Podemos viver toda uma vida sem nos apercebermos de que aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente.
15 de Julho de 1988. Emma e Dexter conhecem-se na noite em que acabam o curso. No dia seguinte, terão de seguir caminhos diferentes. Onde estarão daqui a um ano? E no ano depois desse? E em todos os anos que se seguirão? Vinte anos, duas pessoas, um DIA.”

Civilização Editora, 2010 

6 comentários

Comentar post