Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Novembro 20, 2008

Às Voltas com o Mundo

 

Mais um livro destes viajantes de 5 estrelas que considero ter cumprido muito bem a sua função – entreter e informar.
Se os livros representam uma das minhas grandes paixões, as viagens não lhes ficam atrás. Ou não fosse viajar uma das melhores formas de alargar horizontes e adquirir conhecimento... assim como os livros são umas das formas menos dispendiosas de viajar. Duas paixões interligadas para quem, como eu, valoriza o conhecimento e vive sob a máxima de “aprender algo novo todos os dias”.
Este é o segundo livro de viagens que leio da Maria e do Fernando, admiro bastante o seu modo de vida, a mentalidade e a forma como encaram cada destino. Estão algures entre o viajante aventureiro e o turista endinheirado, o que resulta num livro cheio de divagações sobre a vida, e excelentes informações sobre destinos e alojamentos a que grande parte de nós poderá apenas almejar em sonhos.
Admiro a forma como se entregam a cada novo país, como procuram conhecer o povo, os costumes, a cultura e a comida. Admiro também o “pouco porteguesismo” deles no que refere a saudades...afinal uma viagem só é vivida em pleno se nos deixarmos levar pelas situações e pelo imprevisto. Ir para o outro lado do mundo e ficar a ansiar pela comidinha portuguesa é um sentimento que assola muitos os que se ausentam da nação (até porque a nossa comida é óptima), mas que não permite que se vivam intensamente os momentos passados longe.
Não é nem pretende ser uma pérola literária, é um livro divertido e cheio de peripécias da vida destas duas pessoas “sui generis” que partilham com o leitor alguns dos melhores momentos das suas vidas.
Sinopse
 
“Depois de Viagens da Parrachita e As Minhas Viagens a saga continua. Os intrépidos Maria Vieira e Fernando Rocha regressam com mais uma aventura. Com a publicação de Às Voltas com o Mundo, este casal de viajantes sem fronteiras serve-nos um delicioso menu de viagens à la carte, oferecendo-nos deliciosos pedacinhos de histórias sobre a grande mesa do mundo. De mãos dadas com os autores, o leitor é conduzido através de países tão exóticos e remotos quanto a Índia, o Camboja, a China, a Malásia, a Indonésia, a Tailândia ou a Turquia, num autêntico cocktail de emoções que o deixará com a agradável sensação de ter dado a volta ao Mundo em 288 páginas. Tudo isto sem sair do seu cantinho.
Divirta-se com a Maria e o Fernando e, já agora, faça uma Boa Viagem!”
 
Oficina do Livro, 2006