Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Abril 24, 2010

Cristina Morató escreve "Cativa na Arábia" e vem a Lisboa nos dias 5 e 6 de Maio

 

Para quem gosta de histórias reais cheias de aventuras, A Esfera dos Livros publica Cativa na Arábia. A extraordinária aventura da Condessa Marga d’Andurain , espia e aventureira no oriente da jornalista Cristina Morató.

Nesta obra contamos a história de uma mulher à frente do seu tempo. Considerada a “Mata Hari do Deserto” ou a “Amante de Lawrence da Arábia”, Marga d’Andurain espiou para os britânicos, dirigiu juntamente com o marido um hotel no deserto sírio e propôs-se ser a primeira ocidental a entrar em Meca.

Para isso, já divorciada, casou-se com um beduíno e converteu-se ao Islão. A sua viagem ao coração da Arábia foi um autêntico pesadelo, ao ser fechada num harém e mais tarde encarcerada na terrível prisão de Yidda.

Ao abandonar o Próximo Oriente, dedicou-se ao tráfico de ópio em Paris, ocupada pelos nazis, acabando por ser assassinada em Tânger. Mas quem era na realidade esta mulher? Uma perigosa espia, uma assassina ou apenas uma audaciosa viajante?                              

A autora, Cristina Morató, conseguiu com a colaboração do filho mais novo, Jacques d’Andurain reconstruir a vida desta mulher marcada pelo escândalo e responder ás questões que ficaram por esclarecer.

Cristina Morató – Nasceu em Barcelona, estudou jornalismo e fotografia. Desde muito jovem percorreu o mundo como repórter, realizando numerosos artigos e reportagens. Depois de passar grandes temporadas em países da América Latina, Ásia e África. Em 2005 viajou pela primeira vez para o Próximo Oriente visitando a Síria e mais tarde a Jordânia. O seu interesse em recuperar do esquecimento as grandes viajantes e exploradoras da história levou-a publicar com grande êxito da crítica e do público: Viajeras intrépidas y aventureras (2001), Las reinas de África (2003) e Las damas de Oriente (2005).

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.