Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Agosto 31, 2008

Escândalo

 

Este é um livro que me chamou a atenção desde o primeiro momento. Na minha opinião tem um aspecto muito apelativo e uma sinopse chamativa.
Apesar das mais de 600 páginas lê-se relativamente rápido.
Confesso que nunca tinha ouvido falar desta autora, apesar de ser ao que parece “uma das mais populares e estimadas autoras britânicas”.
“Escândalo” é uma história de muitas histórias. Descreve a situação económica privilegiada de várias famílias da alta sociedade, e a forma como de um momento para o outro os altos rendimentos se transformam em dívidas e as vidas luxuosas são absorvidas pelo pânico da perda.
É uma história de pessoas e da sua luta, da forma como alguns avançam e procuram soluções e outros desistem. Ao mesmo tempo e, provavelmente provocadas pelas mudanças, as personagens interagem, traem, sofrem e reinventam-se. Separações, casamentos e mortes.
Faz pensar…na forma como reagiríamos se a nossa realidade mudasse de repente…se ficássemos sem as coisas a que nos habituámos como garantidas. Pensamos nos erros, na forma como se poderia ter evitado perder tudo…ou será que as personagens não o poderiam ter evitado? De quem é afinal a responsabilidade?
Gostei de algumas formas inventivas de contornar a crise…pois se alguns desistem outros lutam… e este livro explora um número vasto de personagens todas diferentes…oferece até no inicio uma descrição de todos ( revelou-se muito útil, consultei diversas vezes).
Sinopse
“Lucinda e Nigel. Elizabeth e Simon. Debbie e Richard. As suas vidas eram privilegiadas e o futuro sorria-lhes. Mas um dos maiores escândalos financeiros de sempre na Grã-Bretanha destrói tudo o que haviam construído e põe em causa a própria base das suas vidas. Casamentos e carreiras, famílias e amigos. Quem sobreviverá a estas tragédias pessoais? Quem apoia e quem trai?
Uma história de ascensão e queda, de paixão e abandono, capaz de abalar todas as nossas convicções sobre a vida e sobre nós próprios.
 
Afinal, tem a certeza que sabe como se comportaria se a sua vida mudasse drasticamente? Se o seu futuro estivesse em perigo? Pode, com toda a convicção, dizer o que faria se perdesse tudo?”
 
“Compre-o numa sexta-feira a tarde, vá para casa e desligue o telefone…” The Daily Express
 
Asa, 2008
 

3 comentários

Comentar post