Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Março 29, 2010

Novidades Antígona - Março 2010

  

 

LIVROS & CIGARROS - George Orwell

Tradução - Paulo Faria

Novidade - Março 2010

184 pp | pvp €15,00 | ISBN  978-972-608-212-5


George Orwell (1903-1950) — Eric Arthur Blair de seu nome de baptismo —, cuja celebridade se deve principalmente às obras de ficção política A Quinta dos Animais (1945) e Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1949), ambas editadas pela Antígona, foi também um ensaísta tão genial quanto prolífico. O seu estilo simples e coloquial, não raro mordaz, torna a sua prosa sedutora, mesmo para os leitores de hoje, decorrido mais de meio século. Escritor compulsivo, Orwell lançava sobre a actualidade social e política do seu tempo um olhar implacável, tendo sempre como trave-mestra da sua cosmovisão a denúncia do totalitarismo, sob todas as formas.

 A ordem em que são apresentados os ensaios incluídos nesta colectânea é temática, ao invés de cronológica. Aos textos acerca da literatura e do mundo da edição seguem-se outros de cariz social e político, a maioria dos quais tem como pano de fundo o espectro da Segunda Guerra Mundial.

 O último (e mais extenso) ensaio deste volume constitui um caso à parte na obra de Orwell. Em «Ah, Ledos, Ledos Dias» («Such, Such Were the Joys» no título original), ele revisita a sua infância e, em particular, as penosas experiências no colégio preparatório St. Cyprian’s, tecendo críticas ferozes ao sistema de ensino e à mentalidade reinante na sociedade inglesa da época. Dado o cariz profundamente pessoal deste ensaio, Orwell, que o terá concluído em 1947, deixou instruções para que apenas fosse publicado após a sua morte, o que veio a acontecer. E é neste texto comovente que percebemos, enfim, a génese do espírito indómito de Orwell, a sua determinação em resistir à tirania e em manter a dignidade, numa palavra, a certeza de que os fracos têm direito a rebelar-se contra a ordem estabelecida.

 

GEORGE ORWELL Uma Biografia Política - John Newsinger

Tradução - Fernando Gonçalves

Novidade - Março 2010

286 pp | pvp €18,00 | ISBN  978-972-608-213-2

 

Nesta obra, John  Newsinger traça a evolução do pensamento político de Orwell, desde os tempos de polícia colonial na Birmânia, quando despertou para a violenta e cruel realidade do Império Britânico, passando pelos seus dias de penúria em Paris e em Londres, até à sua morte.
Marcado pelas experiências na Guerra Civil de Espanha, em que viu a utopia feita revolução traída pelos comunistas ao serviço de Estaline, Orwell viria a tornar-se socialista revolucionário, opondo-se ferozmente ao estalinismo. Esta posição, que manteve até ao fim, valeu-lhe o exílio por parte da esquerda e da direita que, ironicamente, se aproveitaram, e ainda aproveitam, da sua obra literária.
Episódios controversos, como a famigerada «denúncia» de nomes associados à ideologia comunista, ou a sua aversão às atitudes pacifistas de Ghandi, são aqui vistos a uma nova luz e analisados no seu contexto. Num retrato distanciado e bem documentado, Newsinger desvenda-nos um Orwell menos conhecido do leitor comum, mas fundamental para a compreensão das suas concepções políticas – o Orwell combatente, jornalista e ensaísta – e das realidades que viveu. 

Autor de diversas obras e artigos, John Newsinger é professor de História na Bath Spa University, em Inglaterra.