Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

planetamarcia

planetamarcia

Março 24, 2010

Novidades Planeta - 25 de Março

 

 

As Filhas das Trevas

 

Em O Vampiro Secreto, Poppy pensara que o Verão duraria para sempre, até lhe ser diagnosticado um cancro terminal. A sua única esperança de sobrevivência, James, era um amigo e amante secreto. Vampiro pertencente ao Mundo da Noite, James possuía o poder de dar a Poppy a vida eterna. Mas, ao transgredirem as leis do Mundo da Noite, os dois amigos selaram um futuro incerto e implacável.

Neste segundo volume, As Filhas das Trevas, três irmãs vampiras partem da sua casa isolada para viver no meio dos humanos. O irmão, Ash, é enviado para trazer as raparigas de volta, mas apaixona-se pela amiga deslumbrante com quem as irmãs travaram amizade.

Mary-Lynnette, de 17 anos, que adora contemplar as estrelas do jardim da sua casa, julga assistir, uma noite, a um assassínio, através do seu telescópio. Mas Mary-Lynnette enganou-se: o que viu, de facto, foram três irmãs vampiras a enterrar a tia, misteriosamente assassinada. Segundo as leis do Mundo da Noite, Mary-Lynnette terá de aproximar-se da família das três irmãs para ser condenada à morte: uma sentença que parece selar-se no momento em que Ash aparece.

Ash é irresistível, preguiçoso e cruel e nunca sonhou vir a apaixonar-se por uma humana ou violar as leis do Mundo da Noite. Será Ash capaz de renunciar ao seu escabroso passado vampírico e abraçar um amor proibido?

 

Da autora de Crónicas Vampíricas, saga recentemente adaptada à série televisiva Diários do Vampiro, O Mundo da Noite volta a reunir figuras e atmosferas do mundo da fantasia e do terror, explorando a convivência entre adolescentes e demónios de natureza vária. L. J. Smith evoca a dicotomia luz Vs trevas, mergulhando no problema da consciência e na promiscuidade entre o Bem e o Mal.

O Mundo da Noite não é um lugar. Existe por toda a parte à nossa volta. Os seres do Mundo da Noite são belos, implacáveis e exercem sobre os humanos um fascínio irresistível. As leis que regem o Mundo da Noite são muito claras: o Mundo da Noite é um segredo. E os que pertencem ao Mundo da Noite nunca devem apaixonar-se por um humano. Ao longo desta saga, vemos o que acontece quando as leis que regem a convivência entre humanos e vampiros são violadas e o amor se transforma no lugar mais perigoso do mundo.

 

Lisa Jane Smith, cujas obras são uma combinação de terror, ficção científica, fantasia e romance, obteve o reconhecimento do público com a série Crónicas Vampíricas, cujo primeiro volume é Despertar.

Publicado nos anos de 1990 e convertido numa referência da literatura juvenil de terror, retoma o tema clássico da luta entre a Luz e a Sombra, em homenagem aos seus adorados C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien.

Nas palavras da autora, queria escrever livros como os deles, onde o Bem enfrenta o Mal e vence. Queria ser Frodo, morto de medo em Mordor, consciente de que o Mal que enfrenta é muito maior e mais poderoso do que ele e ainda assim capaz de reunir a coragem necessária para tentar ser um herói. Queria transmitir aos jovens que não devem renunciar à esperança.

Depois de Crónicas Vampíricas, os fãs da autora vão conhecer e descobrir os mistérios do Mundo da Noite.

 

O Livro do Pastor

 

Quando um livro raro e muito antigo é descoberto no escritório desarrumado de uma velha casa de quinta em Vermont, a nova proprietária da casa decide mandá-lo traduzir. O resultado é O Livro do Pastor, uma narrativa intemporal, repleta de lições de vida para todos nós.

A acção decorre num tempo mítico, numa terra sem nome, e conta a história de um pastor, Josué, que decide questionar a velha lei «olho por olho, dente por dente» que governa o seu mundo. Recebendo o chamamento num sonho, o pastor parte numa viagem incerta em busca de «o novo caminho». Acompanhado por Isabel, uma antiga escrava que irradia bondade, e David, um rapaz que tem de reaprender a caminhar, o pastor conduz os seus novos amigos por montes e vales, aldeias e vilas, motivado pela profecia de que sobrevirá «uma idade de milagres» quando o novo caminho for encontrado. Numa gruta, junto ao Grande Mar Interior, Josué, Isabel e David conhecem o Contador de Histórias, o Boticário, o Cego e o Desconhecido. Cada personagem transmite uma história e lição importantes que impelem os viajantes rumo ao seu encontro com o destino. Talvez o tesouro que procuram os tenha, afinal, acompanhado sempre.

 

Joann Davis, veterana do mundo editorial, é casada com o escritor e historiador Kenneth C. Davis. Têm dois filhos adultos, Jenny e Colin, e dividem o seu tempo entre Nova Iorque e Dorset, Vermont.