Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

planetamarcia

planetamarcia

Março 22, 2009

O Terceiro Gémeo

 

 

Esta foi a minha primeira experiência literária com um dos autores mais falados dos últimos tempos, Ken Follett. Preferi não começar pelo conhecidíssimo “Os Pilares da Terra” mas sim por um título menos divulgado mas do qual já tinha recebido opiniões bastante positivas.
“O Terceiro Gémeo” é um livro poderoso e surpreendente que nos agarra em todas as páginas; sem picos de acção, todo ele é escrito de modo a deixar-nos sempre no limite das emoções. Impossível de largar até acabar!
Tenho algumas dúvidas de como devo expressar a minha opinião em relação a esta história; o fio condutor é tão rico de pormenores e surpresas que receio revelar algo que comprometa ou revele o desfecho. Na verdade não sei se posso falar em desfecho já que o final é talvez a parte menos emocionante do livro.
Bom, posso dizer que logo no início questionei o título…afinal dá logo algumas pistas sobre a história, qual é a ideia do autor? Ken Follett tem inúmeras ideias, este livro está cheio delas…o que sem dúvida aguçou a minha curiosidade para ler outras obras dele…estou decidida a fazer algumas pesquisas…
Talvez se possa enquadrar num género policial/suspense. Levanta questões de ética, violação de privacidade e a muito polémica clonagem. Até onde pode ir a ciência em prol da descoberta e do avanço da humanidade, quais são os limites? Existem limites?
Um drama social e familiar. Questiona sentimentos e a importância destes perante a máquina económica e a ambição cega. Leiam!
 
Sinopse
“Tendo por cenário o mundo da manipulação genética, que pretende a criação de sociedades modelares, O Terceiro Gémeo é a história apelativa e simultaneamente aterradora da utilização descontrolada da tecnologia. Trata-se, no fundo, do romance da vida de uma mulher corajosa que tenta fazer valer as suas convicções, mesmo diante dos poderosos. Chama-se Jeannie Ferrami e é uma jovem cientista interessada no estudo dos componentes genéticos. Tudo começa (ou acaba?) quando ela, através da utilização de uma base de dados do FBI, de acesso restrito, localiza dois homens que parecem gémeos: Steve, um estudante de Direito (mais tarde acusado de um crime que há-de sempre negar) e Dennis, um criminoso condenado por assassínio. Só que, realmente, eles nasceram em dias diferentes, de mães desiguais e em hospitais distantes. Talvez muito disto tenha bastante a ver com clonagem, uma investigação de Jeannie tenta fazer, apesar do Pentágono, do New York Times e da conspiração em que se vê envolvida. Ou seja, um romance a mostrar um Ken Follett no auge da sua carreira de escritor.”
 
Editorial Notícias, 1999

 

 

9 comentários

Comentar post